Secretaria de Meio Ambiente estabelece diálogo com pesquisadores


26/09/2017 14:47 | Da assessoria do deputado Carlos Neder

Compartilhar:

Audiência pública da Comissão de Meio Ambiente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209375.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O novo secretário de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, garantiu constituir, ainda esta semana, um grupo de trabalho para debater as ações do governo junto aos institutos públicos de pesquisa. O compromisso foi assumido nesta terça-feira (26/9) em audiência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Alesp, solicitada pelo deputado Carlos Neder.

Além da falta de diálogo, os pesquisadores estão preocupados com a venda de áreas públicas, a fusão dos institutos ambientais, a falta de investimentos e o desmonte do quadro profissional.

"O secretário foi claro ao dizer que não fará concursos públicos, entretanto disse que o quadro de servidores será recuperado. Mas de que maneira essas pessoas serão contratadas? E qual é a nova relação que se pretende estabelecer entre as esferas pública e privada, nesse novo marco legal de ciência e tecnologia?", questionou Neder. O deputado refere-se ao Decreto 62.817/2017, que regulamenta as áreas de produção científica e tecnológica e de inovação no Estado.

Para o deputado, a participação do secretário na reunião abriu um novo momento de diálogo. "Isso pressupõe a organização dos pesquisadores para entender esse novo marco de inovação tecnológica e qual será o futuro das áreas envolvidas, para pensarmos o desenvolvimento de São Paulo de outra maneira", ressaltou Neder.

alesp