Liberação de recursos financeiros às guardas municipais


29/11/2017 13:08 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Guarda Municipal atua em conjunto com as polícias Civil e Militar para ampliar a segurança<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213767.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid declarou apoio à iniciativa do governo do Estado que resultou na assinatura do decreto para regulamentar a Lei 16.111/2016, instituída a fim de liberar recursos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) às guardas municipais. "Esta possibilidade não existia antes da sanção da Lei e regulamentação do decreto", comentou.

Segundo o parlamentar, o decreto estabelece que municípios interessados celebrem convênios com a SSP visando a transferência de recursos. O texto determina que o Plano de Trabalho seja específico de cada guarda municipal. "Assim, caberá ao interessado indicar a convergência de interesse com as atividades de segurança pública a cargo do Estado", disse.

As guardas municipais poderão adquirir veículos, comprar coletes à prova de balas e uniformes com a ajuda do governo estadual. "Na prática, as guardas municipais atuam em conjunto com as polícias Civil e Militar na manutenção da segurança do Estado. Isso justifica o investimento na melhoria dos equipamentos da corporação e também segurança de seus profissionais."

Edmir Chedid explicou que, a partir de agora, o governo estadual passará a apoiar a segurança por meio das guardas municipais e das polícias Civil e Militar como determina a Constituição Federal. "Municípios poderão equipar e promover mais segurança para a comunidade e para os turistas das 70 estâncias e dos Municípios de Interesse Turístico do Estado", finalizou.

alesp