Exposição apresenta estudos científicos de pesquisadores paulistas


22/11/2018 17:45 | Exposição | Larissa Seretti - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Exposição Fotográfica Pesquisa é Desenvolvimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227804.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Fotográfica Pesquisa é Desenvolvimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227788.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Fotográfica Pesquisa é Desenvolvimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227805.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Fotográfica Pesquisa é Desenvolvimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227806.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A fim de destacar a contribuição da pesquisa científica para o progresso da economia nacional, a exposição fotográfica Pesquisa é Desenvolvimento está em cartaz na Alesp.

Realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com o apoio do Instituto Legislativo Paulista (ILP), ela mostra imagens de estudos desenvolvidos por instituições de ensino. Além disso, cada painel traz informações sobre as pesquisas e os programas da fundação a que estão ligadas.

Carlos Américo Pacheco, diretor presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, fala sobre a importância da exposição. "Essa mostra retrata alguns dos resultados mais interessantes das pesquisas financiadas pela fundação. Mostra também a qualidade da capacitação científica e tecnológica de São Paulo."

Na exposição, é possível encontrar dados e gráficos sobre grandes avanços em diversas áreas do conhecimento. Um deles é a fabricação do primeiro eletrocardiógrafo - aparelho que registra a atividade elétrica do coração - em miniatura e sem fio. A inovação auxiliará a realização do procedimento em ambulâncias.

A amostra apresenta também estudos feitos pelos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), e dos programas Mudanças Climáticas Globais, Bioen - de bioenergia - e Biota, de biodiversidade. Além disso, apresenta trabalhos resultantes da participação de pesquisadores em grandes projetos, como o Sirius e o Observatório Astronômico de Cerro Tololo, no Chile.

Segundo a Fapesp, o Sistema Paulista de Ciência, Tecnologia e Inovação possui 151 instituições e cerca de 15 mil empresas. São 69,9 mil pesquisadores atuantes nessas organizações.

Exposição Pesquisa é Desenvolvimento

Organização: Fapesp

Período: até o dia 7/12

Horário: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h

Local: Espaço V Centenário

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Entrada gratuita

Informações: (11) 3886-6610


alesp