Faces de predadores destacam-se em quadros


03/04/2019 14:09 | Exposição | Laysla Jacob - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Exposição 'Em Direção ao Alvo'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232273.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Em Direção ao Alvo'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232266.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Em Direção ao Alvo'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232267.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Em Direção ao Alvo'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232268.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Em Direção ao Alvo'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232269.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Em Direção ao Alvo'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232270.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Em Direção ao Alvo'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232271.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Em Direção ao Alvo'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232272.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Em Direção ao Alvo'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232265.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Grandes predadores da natureza pintados em telas chamam a atenção de quem passa pelo Espaço V Centenário, na Alesp. Até o dia 12/4, a Casa recebe a exposição Em Direção ao Alvo, do artista José Edmundo de Queiroz Soares. O leão, o puma, o tigre, o urso polar e o tubarão figuram dentre as 21 obras. A grande dimensão dos retratos favorece a quantidade de detalhes da face de cada um. Pelos, escamas e a coloração diversa fazem parte do trabalho do artista.

O observador poderá perceber que no reflexo dos olhos dos animais aparecem aspectos e anseios humanos. Dança, natureza, predadores, bebida, festividades e relações afetivas aparecem nos olhares dos bichos. Para José Edmundo, expressar-se por meio das imagens refletidas manifesta o desejo de causar um impacto naqueles que observam. "O objetivo é afetar quem aprecia a arte, de alguma forma. Promover reflexão ou provocar, e não simplesmente mostrar cores e pinceladas. Em cada olho há um interesse meu, uma vivência ou mesmo uma cicatriz, e uma forma de sublimá-la, nas entrelinhas", explicou.

O artista contou ainda que em sua infância desenhava reflexos em olhos, com lapiseira, e que isso influenciou sua obra.

O processo de produção dos quadros é amplo. Inicialmente, gesso acrílico é aplicado para proteger o tecido da tela. Então, o desenho é feito utilizando-se régua, fita adesiva e carvão vegetal. Estruturados os contornos, a tinta e os pincéis finos tornam-se os protagonistas. O tempo para conclusão de cada tela é de 25 a 30 dias.

José Edmundo de Queiroz Soares é formado em odontologia e direito e atualmente é servidor da Alesp. Natural de Carmo do Paranaíba (MG), o artista iniciou sua atividade na pintura em 2000, enquanto estava na faculdade. Em Direção ao Alvo é a primeira exposição que realiza, e o nome foi inspirado em uma canção interpretada por Maria Bethânia.

Exposição Em Direção ao Alvo

Período: até 12/4

Horário: das 8h às 20h

Local: Espaço V Centenário - Alesp - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Entrada gratuita

Informações: (11) 3886-6610


alesp