Desenhos retratam a diversidade arquitetônica de São Paulo


02/05/2019 18:15 | Exposição | Luiz Rheda - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Exposição 'São Paulo a Lápis'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233472.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'São Paulo a Lápis'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233471.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'São Paulo a Lápis'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233473.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'São Paulo a Lápis'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233474.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'São Paulo a Lápis'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233475.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'São Paulo a Lápis'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233476.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'São Paulo a Lápis'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233477.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com traços realistas que dão vida às imagens, a arquitetura de cartões postais da maior cidade do país é expressada em desenhos do artista Marcelo Senna na exposição São Paulo a Lápis. A mostra, que conta com o apoio do deputado Vinicius Camarinha (PSB), fica disponível ao público, gratuitamente, até o dia 10/5, no Espaço Cultural V Centenário da Alesp.

O vai e vem de pessoas e carros na avenida Paulista, com seus prédios grandes e espelhados que representam a nova tendência das edificações, é um contraste com a ilustração da estação da Luz, uma construção do século 19 que ainda preserva a arquitetura inglesa da época em que foi inaugurada.

Com 17 desenhos, a exposição traz ainda imagens do lago do parque do Ibirapuera, com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ao fundo, além do trânsito característico da cidade na avenida 23 de Maio.

Expressando seu amor pela cidade há 20 anos, Marcelo Senna é um artista autodidata. Ele explica que a preferência pelo desenho surgiu a partir da dificuldade que teve com a pintura no início da sua carreira.

"Eu nasci na Mooca e fui criado no Ipiranga. Desde pequeno, sou apaixonado por arquitetura, porque vi muitos prédios sendo construídos em São Paulo, que é um lugar rico em matéria prima para artistas", afirma, ao explicar o que o inspira em suas obras.

Embora o foco seja a cidade de São Paulo, a forte ligação do artista com o mar também está presente em suas criações. Na exposição, é possível encontrar desenhos que retratam a fauna e flora do litoral paulista, em especial da cidade de Peruíbe, onde Marcelo reside atualmente.

Exposição São Paulo a Lápis

Artista: Marcelo Senna

Período: até 10/5

Horário: das 8h às 20h

Local: Espaço Cultural V Centenário - Alesp

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Entrada gratuita

Informações: (11) 3886-6610


alesp