Frente Parlamentar de Políticas Públicas para a Terceira Idade é lançada na Assembleia


31/05/2019 14:00 | Debate | July Stanzioni - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg235066.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg235065.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg235064.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Bianca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg235067.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Bianca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg235068.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg235069.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Segundo o IBGE, a população brasileira idosa deve atingir 57 milhões até 2042, o dobro do que hoje há no país. Com o foco nessa questão, o coordenador da frente parlamentar, deputado Tenente Nascimento (PSL) anunciou projeto de lei que institui a semana estadual do idoso em todo Estado de São Paulo para conscientizar a população sobre o envelhecimento dos habitantes no Brasil.

"Nesta semana iremos estabelecer parceria com o Incor e outra parceria com as associações gerais para o lazer e também para as instituições financeiras a fim de coibir o grande vilão da terceira idade hoje, que são os créditos consignados. Iremos nesta semana estabelecer conversas, diálogos para que possamos dar mais atenção a essa faixa etária que está aumentando com muita rapidez", declarou o parlamentar.

A Fundação Getúlio Vargas considerou a cidade de Santos, no litoral sul paulista, a melhor cidade brasileira para quem tem mais de 60 anos viver. Ana Bianca, coordenadora de políticas públicas da pessoa idosa da cidade de Santos contou como o município cuida das questões da "melhor idade". A fundação Getúlio Vargas considerou a cidade de Santos, no litoral sul paulista, a melhor cidade brasileira para quem tem mais de 60 anos morar.

"As secretarias da cidade se entrelaçam para montar projetos voltados para os idosos. Temos o "Espaço do Idoso" que tem mais de dois mil inscritos, modelo de gestão para o Brasil inteiro, e outras técnicas como o "mindfulness" " atenção plena por meio da meditação - que recebeu no Congresso Latino Americano o certificado de um dos melhores projetos aplicados a idosos, resultado de pesquisa científica desenvolvida pela Unifesp. Santos é uma cidade envelhecida mas atualizada", ressaltou.

Além do deputado Tenente Nascimento, também participou do lançamento o ex-deputado e hoje subprefeito do Jabaquara, Arnaldo Faria de Sá, que apoiou a causa.

alesp