Servidores das fundações públicas paulistas iniciam, na Alesp, debate sobre reajuste salarial

Categoria quer apoio dos parlamentares para suas reivindicações e início imediato das negociações com o Governo do Estado
12/05/2023 18:14 | Debate | Fábio Gallacci - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Audiência Pública das Fundações paulistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300729.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300730.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lineu Mazano pres. Sind. Serv. Públicos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300731.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Trabalhadores do serviço público realizaram nesta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, uma audiência em defesa de suas pautas salariais e da inclusão das fundações públicas no plano de recomposição do Governo Estadual. O encontro foi promovido pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL) e contou com representantes de diversos setores.

"Vamos cobrar o Governo para que ele dê um reajuste digno a todos os servidores e servidoras das fundações do Estado de São Paulo. Caso não o faça, vamos acionar o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado", afirmou Giannazi.

Apoio

O parlamentar comentou que, mesmo com uma base governista bastante representativa na Casa, a pauta dos servidores tem apoio considerável entre os colegas. "Muitos deputados estão engajados nessa causa", comentou, lembrando que os serviços prestados por esta categoria afetam diretamente a vida da população. "Essas fundações estão presentes nas vidas das pessoas. A Furp, por exemplo, é a Fundação para o Remédio Popular, a Fundação Padre Anchieta engloba a TV Cultura e a Fundação Casa atua com os menores. Então, a população precisa apoiar essa luta, porque servidores bem remunerados prestam um serviço muito melhor", disse Giannazi.

Respeito

Presente na audiência, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo, Lineu Neves Mazano, deu os números do atual cenário da categoria e pediu respeito. "Temos um acúmulo de perda salarial de mais de 30%, sendo algumas categorias chegando a quase 50%. A reposição de parte do salário aprovado nessa Casa na época do [ex-governador] Doria deu 20% para uns e 10% para outros. Isso já trouxe um grande prejuízo. Agora, este governo vem com a mesma proposta: um máximo de 6,76% para as fundações e mais de 20% para outras categorias. É uma disparidade muito grande, queremos respeito", apontou.

Mazano lembrou, por exemplo, dos funcionários do Butantan. Segundo ele, ali há um longo histórico de falta de estrutura, condições de trabalho e reposição salarial. "E foram eles que trabalharam 24 horas, dia e noite, para dar conta do recado no momento de produzir as vacinas [contra a covid]", destacou o presidente.

Diálogo

Mazano afirmou ainda que, como sempre, também trabalha pelo diálogo no Legislativo. "Já procuramos o líder do Governo aqui [o deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor, do Republicanos] para uma conversa e ele respondeu que vai nos receber. Mesmo assim, esse canal ainda está muito aquém daquilo que é preciso para que possamos realmente debater", disse ele.


alesp