Sessão Solene celebra o dia do agricultor


05/08/2019 20:54 | Comemoração | July Stanzioni - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Ricardo Salles e Frederico D'Ávila<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237407.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Frederico D'Ávila coordenou a solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237405.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Conte Lopes também participou da solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237408.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237406.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237409.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi comemorado na noite de segunda-feira (5/8) no Auditório Juscelino Kubitschek o Dia do Agricultor. O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participou do evento e ressaltou a visibilidade do setor no Estado. "A produção agropecuária brasileira é exemplo de sustentabilidade, de eficiência, de trabalho sério e de tecnologia para todo o mundo. O produtor rural de São Paulo " em especial " que luta para colocar no prato das pessoas um alimento de qualidade, com preço acessível, que respeite os parâmetros ambientais, ele precisa ser homenageado diariamente e a sessão na Assembleia hoje faz jus a isto", declarou.

Segundo levantamento do IBGE o Brasil tem hoje mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais que ajudam a movimentar a economia do país, sendo o agronegócio responsável por 25% do produto interno bruto nacional, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Quem coordenou a solenidade foi o deputado Frederico D'Ávila (PSL). "A agricultura é importante como um todo, seja ela cooperativa ou individual. Toda cadeia agrícola é prioridade, já que cada produto tem uma maneira de cultivo adequada para aquela situação. São Paulo sempre é lembrada pela sua pujança industrial e financeira, mas acaba sendo esquecida quando se trata da questão agrícola. É preciso lembrar que o maior PIB agrícola do país é do Estado de São Paulo. Temos que nos orgulhar disso e valorizar esse segmento da economia paulista", argumentou o parlamentar.

A agricultura é uma atividade que propicia a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores, tais como arroz e feijão. Ela também vem ganhando um maior peso na produção de energia em virtude do cultivo de vegetais utilizados na biomassa, com destaque para os biocombustíveis.

O exercício do agricultor é uma das mais antigas da história da humanidade. "Há quarenta anos estou brincando com a terra, herdei essa profissão do meu avô. Desde criança vejo a colheita e isso nos incentiva a trabalhar e colher os frutos no dia a dia da terra", orgulhou-se o produtor rural, Olavo Celso da cidade de São Sebastião, no litoral norte paulista.

"O Brasil é uma potência no agronegócio, porque tem um bom clima, um solo fértil, terras agricultáveis e, apesar do exemplo que dá de produção, utiliza menos de 30% entre agricultura e pecuária para produzir no país e que mantém, por outro lado, 66% da sua cobertura vegetal preservada. Nenhum outro país com dinamismo econômico do Brasil tem algo tão consistente para mostrar", acrescentou Salles.

Para 2019, a expectativa é de um crescimento de 2% do agronegócio para o PIB brasileiro.


alesp