Secretário de Cultura presta contas na Comissão de Educação


06/08/2019 19:27 | Educação e Cultura | Fabio Donato - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Sérgio Sá Leitão e Professora Bebel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237478.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Isa Penna, Daniel José e Carla Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237479.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237480.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Douglas Garcia e Bruno Ganem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237481.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sérgio Sá Leitão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237482.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Nascimento, Mauro Bragato e Douglas Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237483.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor Kenny e Roberto Engler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237484.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel José e Carla Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237485.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Isa Penna e Daniel José<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237486.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Educação e Cultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237487.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na primeira reunião do semestre, a Comissão de Educação e Cultura da Alesp recebeu o secretário da Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão. O encontro foi realizado na terça-feira (6/8) no Plenário D. Pedro I. Na pauta, a prestação de contas quadrimestral, em que o secretário apresenta números da Pasta. Atualmente o segmento é responsável por 2,44% do PIB do Estado e gera mais de um milhão de empregos.

Até 2022, a expectativa é que este porcentual atinja 4,5% do produto interno bruto, com chances de crescer ainda mais.

Na prestação de contas, Sérgio Sá Leitão informou que a restauração do Museu do Ipiranga deve começar no próximo dia 7/9. Ele também anunciou a reformulação da TV Cultura, que será um projeto referência em comunicação no país. "O governador fez um convite à secretaria, junto com o conselho curador da Fundação Padre Anchieta, para que desenvolvesse um projeto de reformulação da TV Cultura, com o objetivo de transformá-la em um novo paradigma de comunicação pública do século XXI", declarou.

A presidente da Comissão, deputada Professora Bebel (PT) avaliou a reunião. "O debate fundamental é em torno do orçamento da cultura que continua baixíssimo: 0,32%. O ideal é que seja aproximadamente 1,5%. Acho que se os deputados se reunirem, conseguimos aumentar esse percentual".

O valor refere-se ao repasse de recursos do Estado para a pasta da Cultura. O secretário fez um apelo aos parlamentares a fim de que haja um reajuste neste número para pelo menos o valor que era há 10 anos, de 0,60%.

O vice-presidente da Comissão, deputado Daniel José (NOVO) afirma ser complicado mexer no investimento devido ao limite no orçamento estadual. "Todo mundo pede aumento. Quando formos votar o orçamento, vamos poder entender mais precisamente se faz sentido aumentar o orçamento da Cultura e provar que de fato uma mudança como essa altera na ponta, onde é crucial o Estado atuar".

Além dos citados, estiveram presentes na reunião os deputados: Altair Moraes, Bruno Ganem, Carla Morando, Cezar, Douglas Garcia, Dirceu Dalben, Erica Malunguinho, Estevam Galvão, Isa Penna, Mauro Bragato, Monica da Bancada Ativista, Roberto Engler e Tenente Nascimento.


alesp