Dia Nacional de Combate ao Colesterol é comemorado em agosto


08/08/2019 16:58 | Campanha | Ines Jordana

Compartilhar:

Fonte: portal pixabay<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Comemorado anualmente em 8 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol quer conscientizar sobre a prevenção de doenças cardiovasculares (DCV), que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são as principais causas de mortes no mundo.

Produzido no organismo, o colesterol é uma gordura com a função de manter as células em funcionamento para produção de hormônios e vitaminas D. O excesso de gordura no sangue aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Dados da OMS comprovam que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças no coração em 2015.

Apresentado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Obesidade Infantil, o Projeto de Lei 936/2016 estabelece medidas para o enfrentamento da obesidade em crianças.

Outro projeto debatido na Casa cria o cadastro de obesidade infanto-juvenil nas escolas estaduais. De autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB), a proposta 586/2019 obriga a avaliação antopométrica, para verificar o estado nutricional, capacidade física e medidas de cada aluno.

Campanha

Promovida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Nacional (SBEM), o tema central da Campanha de Combate ao Colesterol de 2019 quer alertar os pais e responsáveis sobre os cuidados com o sobrepeso e a obesidade infantil.

Através da divulgação de vídeos e folhetos, a campanha esclarece a importância de cuidar do colesterol desde a infância e estimula o público a compartilhar esses cuidados nas redes sociais.

Esses trabalhos são realizados anualmente em parceria com o Departamento de Disciplina e Aterosclerose e a Comissão de Campanhas.

Tratamento e cuidados

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos evita o aumento do colesterol. Médicos ainda orientam que o hábito de praticar atividades e exercícios físicos auxiliam na prevenção.


alesp