Artistas expressam suas visões de mundo por meio da cerâmica


28/08/2019 15:22 | Exposição | Laysla Jacob - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Exposição - Hexart<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238781.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição - Hexart<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238782.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição - Hexart<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238783.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição - Hexart<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238784.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição - Hexart<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238785.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição - Hexart<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238786.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição - Hexart<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238787.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição - Hexart<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238788.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição - Hexart<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238789.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Seis artistas irão apresentar suas perspectivas de mundo por meio de 70 obras na Alesp. O Espaço V Centenário, até o dia 6/9, recebe a exposição "HexArt". A mostra provoca reflexão aos visitantes e tem a cerâmica como o material principal.

Esculturas, vasos e quadros compõem a maioria das obras. Além da cerâmica, o acrílico sobre tela e a madeira vinculada ao inox também são utilizados como materiais pelos artistas. Aya Basilio, Celestino Morari, Gonçalo Borges, Ivonete Rodrigues Penna, Suzana Bonádio Cara e Tamara Nowascky são os nomes que assinam as obras. A artista plástica Eliana Tsuru, curadora da exposição, explica um pouco da mostra. "Todos os artistas são ceramistas, mas também fazem outros tipos de trabalho como escultura e pintura. Trouxe de 10 a 12 obras de cada artista para as pessoas apreciarem e lerem a mensagem que cada um traz, por meio de suas melhores peças. Todos são trabalhos de destaque".

As peças são desenvolvidas por meio de diferentes técnicas e apresentam figuras humanas, da natureza como flores e plantas, animais, e outros.

A artista Aya Basilio elabora esculturas e associa suas peças a crônicas que acompanham cada uma das obras. A ceramista esclareceu seu envolvimento com a arte. "O tema norteador do meu trabalho são as crônicas. Eu amo contar histórias e conto histórias com as mãos. Quando alguma história me toca, sinto que preciso compartilhá-la com as pessoas através do meu trabalho. A "Padecendo no Paraíso" (escultura em que um homem, sentado ao chão, segura um bebê) vem de uma vivência minha, por exemplo. Conforme eu vou trabalhando, também vou compreendendo cada situação. Não consigo simplesmente fazer um trabalho sem me envolver", explicou.

O artista plástico Gonçalo Borges pinta há quase 60 anos e também trouxe suas peças para o espaço. O pintor possui uma deficiência congênita e utiliza a boca e os pés para desenvolver telas e peças em cerâmica. Em seus quadros, a utilização de cores vibrantes se destaca. "O colorido é uma forma de expressão e encanta. Demonstra alegria e demonstra como a natureza é cheia de vida e de cores", definiu Borges. O artista explicou o início de seu desenvolvimento como pintor. "Devido à minha deficiência, fui adquirindo habilidades. Em um centro de aprendizado aprendi a ler, escrever, e descobriram que eu tinha o dom da arte. Começaram a me incentivar, comprar materiais e então comecei a me desenvolver", contou. Hoje, participa da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, que possui abrangência internacional.

A exposição "HexArt" é gratuita e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no espaço V Centenário da Alesp.

Serviço HexArt

Período: 26/8 a 6/9 " V Centenário

Segundas a sextas-feiras, das 8h às 20h

Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Informações: (11) 3886-6610

Entrada gratuita


alesp