Adoniran Barbosa poderá ser patrimônio cultural do Estado


03/09/2019 17:31 | Educação e Cultura | Fabio Donato - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Leci Brandão e Daniel José<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239247.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor Kenny<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239248.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel José e Bruno Ganem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239249.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239250.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Nascimento, Mauro Bragato e Roberto Engler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239251.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriana Borgo e Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239252.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Educação e Cultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239253.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Se eu perder este trem que sai agora às onze horas só amanhã de manhã". Para quem mora no Jaçanã, ou não, o verso de Adoniran Barbosa é inconfundível. Autor de clássicos do samba como "Saudosa Maloca", "Tiro ao Álvaro" e "Trem das Onze", a obra de João Rubinato, paulista de Valinhos, poderá ser eternizada como patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo. A Comissão de Educação e Cultura da Alesp, em reunião realizada nesta terça-feira (3/9), aprovou o texto da proposta do deputado Mauro Bragato (PSDB), o PL 400/2019. A deputada Leci Brandão (PCdoB) aplaude a iniciativa e a aprovação pela Comissão. "Adoniran foi uma pessoa importante para o samba de São Paulo. As letras dele tinham determinadas características de linguagem, que não era o português correto, mas era o jeito que ele falava", declarou Leci, ao comentar uma referência ao sambista em uma música de sua autoria.

Além desta proposta, outros 29 itens foram deliberados pelos parlamentares presentes na reunião. A presidente da comissão, deputada Professora Bebel (PT), falou em "limpar a pauta". "A reunião acabou juntando vários projetos que estavam engavetados, foram 20 itens para se ter uma ideia, fora os requerimentos", explicou Bebel.

Além das citadas, estiveram presentes os deputados Adriana Borgo, Bruno Ganem, Daniel José, Fernando Cury, Mauro Bragato, Professor Kenny, Roberto Engler e Tenente Nascimento.


alesp