Ações chamam atenção para a esclerose múltipla


30/08/2019 13:36 | Campanha | Ines Jordana

Compartilhar:

Fonte: portal ingimage<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg239051.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória e incapacitante que afeta 2,5 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a doença atinge cerca de 35 mil pessoas, segundo o Ministério da Saúde. No dia nacional de conscientização da doença, celebrado neste 30/8, há diversas campanhas e ações que trabalham para ampliar o conhecimento da população sobre os seus sintomas e tratamentos. A data foi regulamentada em 2006 pela Lei nº 11.303.

Principais sintomas

Os principais sintomas da Esclerose Múltipla envolvem: Visão turva ou dupla, cansaço, formigamentos, perda de força, falta de equilíbrio, espasmos musculares, dores cônicas, depressão, dificuldades cognitivas, problemas sexuais e incontinência urinária.

O diagnóstico pode ser complementado por ressonância magnética e exame de líquor, no entanto o médico pode exigir a realização de outros exames como análise sanguínea para ajudar a excluir algumas doenças inflamatórias com sintomas semelhantes. Ainda assim o diagnóstico pode variar de acordo com o sinal apresentado. A doença não tem cura, mas as crises e os sintomas podem ser controlados.

Agosto Laranja

Neste ano a campanha realiza a 5ª edição do "Pedale por uma Causa" que acontece em 16 cidades do Brasil e reúne ciclistas e pessoas dispostas a apoiar a causa em um percurso de aproximadamente 10 km. Nas redes sociais, é possível participar usando a hashtag #AgostoLaranja em selfies com uma peça de roupa laranja, fotos de prédios públicos iluminados na cor e pinturas no rosto.

alesp