Deputados aprovam a extinção da Dersa


10/09/2019 18:19 | Plenário | Fabio Donato - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239621.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239622.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239623.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239626.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239627.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239628.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239629.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei que autoriza a extinção da Companhia Desenvolvimento Rodoviário S.A (Dersa) foi aprovado nesta terça-feira (10/9) durante sessão plenária na Assembleia Legislativa. Foram 64 votos favoráveis, 15 contrários e 2 abstenções. A companhia é responsável por operar os terminais intermodais no Estado.

A deputada Carla Morando (PSDB) foi favorável à aprovação do texto e aposta nas concessões da nova gestão estadual. "A Dersa foi muito boa enquanto ela existiu, mas agora é um novo modelo, que são as concessões. Essa era uma das empresas que estava no PL 1/2019, porém foi retirada da pauta para aprimorarmos o debate e isso foi feito. Hoje, finalmente, aprovamos a extinção", afirmou a deputada, ressaltando que uma possível investigação sobre a Dersa na Alesp não será afetada.

Contrário ao projeto, o deputado Teonilio Barba (PT) acredita que a companhia ainda poderia trazer benefícios ao Estado. "A Dersa é uma empresa extremamente importante. O João Doria está destruindo o que há de melhor no Estado de São Paulo e colocando na mão do setor privado. Uma pena a aprovação desse projeto", afirmou.

O deputado Gil Diniz (PSL) votou favoravelmente à medida, mas ressaltou que a empresa está envolvida em escândalos de corrupção. "Não somos contra a dissolução da Dersa, pelo contrário, mas nós queremos investigar os desmandos que foram feitos. Queremos a investigação", completou.

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) explicou o voto contrário. "Esse projeto significa a entrega de um patrimônio público importante, uma empresa estatal, para as empresas privadas, em um momento que a Dersa está sendo investigada. Nós queremos instaurar a CPI, então é um absurdo privatizar justamente agora", justificou o deputado.

De autoria do governador, o Projeto de Lei 727/2019 prevê que as atividades de interesse público não sejam paralisadas devendo passar a ser realizadas por outras entidades.

Após aprovação na Casa, o texto segue para o gabinete do governador e aguarda por sanção ou veto.


alesp