Deputados aprovam projeto que prevê obras de recuperação do rio Tietê
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou nesta terça-feira (15/10) projeto de lei que autoriza o governo a contratar empréstimo para a recuperação do rio Tietê. Foram 57 votos favoráveis, 17 contrários e uma abstenção.
A medida prevê um financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento no valor de quase 80 milhões de dólares. Os recursos são para investimento na despoluição das águas, redução dos problemas ambientais, revitalização do entorno do rio e melhora na qualidade de vida da população. A proposta também garante a implantação de um reservatório de amortecimento na região do ABC para evitar enchentes na região. O valor do crédito será de até R$ 300 milhões junto à Caixa Econômica Federal. O piscinão Jaboticabal, como já é conhecido, irá servir para evitar enchentes na região, como aquelas que aconteceram em março deste ano e causaram prejuízos à população. O reservatório será construído em São Paulo junto à divisa com São Bernardo do Campo. As duas contratações de crédito terão garantia da União e estarão sob a responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Os estudos para os empréstimos foram feitos por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento.
O deputado Cezar (PSDB) considera a medida importante para a população. "É um sonho até, as pessoas não acreditam, pois há muitos anos se fala da despoluição do Rio Tietê e não sai do zero. O governador está firme neste propósito inclusive no rio Pinheiros também. Sou favorável ao projeto, é qualidade de vida para a população e algo inédito. É pensando no futuro, meus netos vão usufruir disso", declarou.
Para a deputada Janaina Paschoal (PSL), trata-se de um projeto importante, mas que necessita de mais detalhes sobre como será feito. "Desde pequenininha eu ouço meu pai dizer que ver o Tietê abandonado é uma de suas maiores tristezas, e que é um sonho ver este rio recuperado. Eu acho muito importante ter a possibilidade de um projeto consistente neste sentido. Por outro lado, o projeto não vem para pedir autorização para as obras, mas para criar uma dívida por meio de uma operação de crédito", comentou.
O deputado Paulo Fiorilo (PT) apresentou desconfiança quanto ao projeto. "Infelizmente, ao longo destes 24 anos, os governos do PSDB tiveram essa bandeira, mas não conseguiram realizar efetivamente. Nós gastamos dinheiro público e o rio não foi despoluído e as enchentes continuam. Então eu vejo com muita preocupação, porque nós queremos ver elementos muito claros de que será possível fazer este tipo de obra".
O PL 836/2019 foi aprovado em Plenário e agora segue para a sanção do governador.
Notícias relacionadas
- Congresso de Comissões da Alesp analisa proposta do Executivo que visa desburocratizar ações na área da educação
- Assembleia Legislativa reconhece calamidade pública nos municípios em razão da pandemia
- Proposta de ajuste fiscal do governo do Estado é aprovada na Assembleia Legislativa
- Parlamentares iniciam votação de projeto com medidas para ajuste fiscal no Estado
- Projeto sobre ajuste fiscal continua em pauta na Assembleia Legislativa
- Legislativo tem mais uma sessão de debates sobre proposta de ajuste fiscal do governo
- Discussão sobre ajuste fiscal no Estado avança em mais uma sessão do Legislativo
- Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 avança e deve ser votado na próxima quinta-feira
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições