Estado de São Paulo terá Política e Fundo Antidrogas
Aprovada na Alesp, a implantação da Política Estadual sobre Drogas e o Fundo Estadual Antidrogas no Estado de São Paulo agora é a Lei Estadual 17.183, de 18/10/2019. O texto prevê ações de prevenção e combate ao uso de drogas, além do tratamento e reabilitação psicossocial de dependentes químicos.
O Projeto de Lei 783/2019, de autoria do deputado Heni Ozi Cukier (NOVO), sancionado pelo governador João Doria, destaca a prevenção e a assistência a usuários como frentes de combate ao uso de drogas no Estado, planejando ações inspiradas em outras políticas estaduais e nacionais, como a Política Nacional de Controle do Tabaco, por exemplo.
Conscientização e prevenção são os motes do texto do projeto, que passa ainda por ações de combate ao tráfico e o cuidado com a chamada "população vulnerável", mais suscetível ao uso recorrente e dependência de substâncias entorpecentes.
Já o Fundo Estadual Antidrogas (Funead), sugerido pelo projeto, irá financiar projetos e programas para formação profissional visando atuar na temática, além de promover campanhas de divulgação e educativas sobre o uso de drogas ilícitas e estimular a criação de atividades esportivas e culturais, com o objetivo de afastar os jovens das drogas.
Sobre o objetivo e o impacto do projeto no Estado, o autor disse estar trabalhando para que São Paulo tenha sempre uma política antidrogas, independentemente do governante. "Falo de prevenção e tratamento. O ponto é que as pessoas que consomem drogas de forma abusiva estão doentes, então faz sentido aproximarmos as pessoas de atividades de esporte e cultura, para sair das drogas".
O deputado Marcos Damasio (PL) foi favorável ao projeto e explicou o seu posicionamento. "O consumo das drogas é preocupante e vem aumentando em todo o país. Em São Paulo não é diferente, e isso se tornou um dos grandes problemas que vivenciamos e que precisa ser combatido. Toda a iniciativa que pode abordar este assunto e apresentar alternativas ao combate e tratamento é importante. Com certeza, pela experiência do deputado, pelos dados que colheu e pelos detalhes do projeto, sei que irá contribuir muito com esta questão no Estado", disse Damasio.
Notícias relacionadas
- Executivo sanciona lei criada na Alesp que obriga condomínios a denunciarem casos de violência doméstica
- Executivo sanciona lei que proíbe utilização de fogos de artifício com estampido em São Paulo
- Lei que permite cliente rescindir contrato de serviços de telefonia sem precisar pagar multa é sancionada
- Aprovada na Assembleia, lei com as diretrizes orçamentárias para 2022 é sancionada pelo Executivo
- Com aval da Alesp, Estado de São Paulo ganhará distritos turísticos
- Novas regras para fiscalização e inspeção de produtos de origem animal entram em vigor em 120 dias
- Após aprovação de deputados e deputadas, governo sanciona programa Bolsa do Povo
- Com emenda aprovada por deputados, lei que regulamenta conselho do Fundeb é sancionada
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
- Alesp autoriza adesão do Estado de SP ao programa federal de transparência fiscal
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições