Dia Internacional da Educação relembra importância do tema


27/04/2020 20:35 | Comemoração | Maurícia Figueira

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: freepik)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248636.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ir à escola todos os dias já não é mais a realidade de crianças e jovens do mundo todo. As aulas agora são a distância, para tentar diminuir a propagação do coronavírus. Crianças estão tendo suas aulas por videoconferência, rotina que parecia inimaginável há bem pouco tempo. Essa nova conjuntura está sendo mais um desafio para escolas, professores, alunos e pais.

Nesse cenário, lembramos que 28 de abril é o Dia Internacional da Educação. Autoridades do mundo todo se reuniram no Fórum Mundial de Educação, em 28 de abril de 2000, em Dakar, e assumiram o compromisso de levar a educação a todos os jovens e crianças do mundo. Instituiu-se, assim, o Dia Internacional da Educação.

Sobre o assunto, Vanessa Martins do Monte, docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo, comentou: "Nesta semana comemoramos o Dia Internacional da Educação. É quase irônico perceber que boa parte das escolas não está conseguindo pensar para além dos seus currículos, para além dos seus conteúdos".

Para a docente, a preocupação não deveria ser quanto aos dias letivos perdidos, mas o momento poderia ser aproveitado para discutir "sobre o que precisamos ganhar frente à reflexão que essa pandemia nos proporciona, e pelo que devemos lutar".

Diante da pandemia, percebemos a necessidade de valorizarmos ainda mais o papel da educação nas nossas vidas. Ciência e educação são tão intimamente ligadas, que não se vê quando começa uma e termina outra. Sem educação - escolas, ensino, pesquisa - não teria como chegarmos ao objetivo único da raça humana de hoje: achar a vacina ou um remédio eficaz contra o coronavírus.

O documento assinado no ano 2000, o plano Educação para Todos, fixou metas principais e estratégias para alcançá-las. Uma curiosidade: entre as estratégias enumeradas, estava a de "implementar urgentemente programas e ações educacionais para combater a pandemia HIV/AIDS". Na época em que foi instituído o Dia Internacional da Educação, o mundo estava às voltas com a questão da AIDS, doença que havia surgido anos antes. A AIDS era o desafio enfrentado pela comunidade científica daquele tempo, e também era vista como uma ameaça à consecução das metas da Educação Para Todos. Segundo o documento do Fórum Mundial de Educação, "os programas para o controle e a redução da difusão do vírus deve fazer o máximo uso do potencial da educação para transmitir mensagens sobre a prevenção e para mudar atitudes e comportamentos". Novamente vemos a educação e a ciência caminhando juntas.

Hoje, 20 anos depois, com boa parte da população mundial em quarentena, o Dia da Educação ganha ainda mais importância.

Parabéns, profissionais da educação!


alesp