CPI discute combate ao assédio sexual com representante de movimento estudantil
03/09/2020 11:43 | Comissão Parlamentar de Inquérito | Luiz Rheda - Foto:Reprodução Rede Alesp
Deputados da CPI da Violência Sexual Contra Estudantes de Ensino Superior receberam, na manhã desta quinta-feira (3/9), Beatriz Montani Silva, dirigente do Coletivo Feminista Leolinda Dalto, do curso de Direito da Universidade Mackenzie. O encontro, que aconteceu em ambiente virtual, foi presidido pela deputada Dra. Damaris Moura (PSDB).
Na ocasião, ao parabenizar o grupo pela iniciativa, a deputada Isa Penna (PSOL) questionou as ações desenvolvidas pelo coletivo na prevenção de casos de violência e no acolhimento das vítimas. ¿Acho importante o trabalho desenvolvido por coletivos feministas, porque nós, mulheres, sabemos como muitas vezes é difícil romper as barreiras do ambiente acadêmico para fazer uma denúncia¿, afirmou.
Medo de denunciar
Em resposta, Beatriz Montani explicou que a realidade de uma universidade é muito complexa, seja pela vida de trabalho e estudo que muitas mulheres levam, seja pelo medo de denunciar. ¿Em três anos, nosso grupo já realizou diversas campanhas de conscientização, por meio de rodas de conversas, da vigilância ostensiva em eventos como no trote, e de produção de vídeos educativos para distribuir para os alunos¿, explicou.
Para o deputado Arthur do Val (Patri), os membros do grupo ¿precisam saber quais ações são realmente efetivas e os resultados práticos de cada uma delas, até porque a situação mais grave do assédio sexual contra mulheres é não levar a sério as denúncias¿.
Segundo Beatriz, as alunas calouras sofrem mais com o assédio, porque existe um pensamento de hierarquia e poder entre os estudantes, motivo que leva o coletivo a sempre estar presente em festas como o trote para evitar a prática de atos de violência.
¿Nós não recebemos denúncias porque muitas mulheres não falam abertamente sobre isso e também porque não temos como instaurar um processo administrativo para apurar os casos. Mas, ainda assim, trabalhamos em conjunto com a comunidade acadêmica e com a equipe da atlética, por exemplo¿, disse.
Durante o encontro os parlamentares aprovaram um requerimento para que Beatriz Miraldi Heloisa Toledo, estudante na Universidade Estadual Paulista, e Elaini Cristina Gonzaga, advogada especializada na defesa dos diretos da mulher, falem à comissão. Também deverão ser convidadas para participar de uma reunião da CPI Heloisa Toledo, aluna da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Marina Ganzarolli, conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil.
Além dos já citados, estiveram presentes as deputadas Marina Helou e Professora Bebel e o deputado Tenente Nascimento.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Temporada das cerejeiras: onde admirar a florada das Sakuras em São Paulo
- Terra da Uva: Jundiaí é berço da variedade mais consumida no Brasil
- Empresas de tratamento de resíduos prestam depoimentos em reunião conjunta de CPIs da Alesp
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Nova comandante-geral da PM visita Alesp e reforça parceria em prol da segurança pública
- Capital Nacional do Bordado: Ibitinga é casa da maior feira do setor na América Latina
- Da Gália para o Brasil: como São Paulo moldou as obras de Benedito Ruy Barbosa
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações