Setembro Amarelo desperta atenções para um tema muitas vezes silenciado
21/09/2020 18:41 | Campanha | Barbara Moreira

A Campanha Setembro Amarelo, criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), enfatiza a necessidade de falar sobre o suicídio como forma de precaução ao problema que, por vezes, pode ser evitado. Em 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio reforça a importância da conscientização.
Cerca de 12 mil brasileiros tiram a própria vida anualmente, informam dados obtidos no site oficial da campanha. Por isso, é preciso estar atento e não minimizar a angústia daquele parente ou amigo com doenças psicológicas, problemas pessoais, profissionais, familiares ou atitudes que demonstrem desânimo em estar vivo, falta de esperança, solidão e desespero.
Na Alesp, o Projeto de Lei 1.157/2019, dos deputados Tenente Nascimento (PSL) e Douglas Garcia (PTB), inclui ações de combate à depressão, automutilação e ao suicídio na rotina de escolas públicas estaduais. "A propositura tem como principal objetivo a atuação parlamentar no sentido de conscientização e disseminação de informações visando à prevenção", afirmam os autores.
Considerando a influência que a pandemia de Covid-19 pode exercer sobre os profissionais de saúde, o Projeto de Lei 234/2020, das deputadas Dra. Damaris Moura (PSDB) e Marina Helou (Rede), tem como foco o bem-estar mental daqueles que atuam no combate ao vírus e seus familiares. "O trabalhador da saúde que indicar qualquer necessidade e entrar em contato com a Linha de Apoio aos Profissionais da Saúde (LAPS) contará com o acolhimento, orientação e suporte emocional necessários", explicou Damaris.
Serviço
Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou de Pronto Atendimento (UPAs 24h), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), prontos-socorros e hospitais oferecem ajuda profissional para esses casos, assim como o Centro de Valorização da Vida (tel. 188 / https://www.cvv.org.br/) e o Samu (tel. 192).
É possível encontrar informações detalhadas sobre o tema na cartilha "Suicídio: Informando para Prevenir" disponibilizada pela ABP e pelo CFM no link: http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14.
Notícias relacionadas
- Do câncer de próstata à saúde mental: Novembro Azul joga luz sobre saúde integral masculina
- Confira o guia sobre 'Saúde das pessoas com síndrome de Down', lançado pela Fundação Oswaldo Cruz.
- Dia Nacional do Cerrado busca conscientizar a população sobre conservação ambiental do bioma
- Dia da Amazônia alerta para importância da preservação ambiental e impactos do desmatamento
- Dia de Apoio ao Portador de Esclerose Múltipla é celebrado nesta segunda-feira, 30 de agosto
- Campanha Abril Laranja busca combater maus tratos aos animais
- Segunda semana de abril alerta para diagnóstico e tratamento precoce para a Sepse
- Agosto Laranja conscientiza sobre a esclerose múltipla
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações