Reportagem que indica cláusulas confidenciais em contrato de vacina repercute na tribuna
12/11/2020 15:27 | Plenário | Mauricia Figueira - Foto: Carol Jacob
Vacina CoronaVac e condições das escolas para a volta às aulas foram alguns dos temas no Plenário Juscelino Kubitschek nesta quinta-feira (12/11).
O deputado Douglas Garcia (PTB) iniciou a sessão informando que entrou com ação popular no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo contra o governador João Doria "solicitando imediata suspensão da contratação feita pelo governador com a empresa chinesa Sinovac". O parlamentar alegou que, segundo reportagem em canal de televisão, o contrato tem cláusulas confidenciais, o que o motivou a entrar com a ação no TJ-SP. "Ao que tudo indica o governador João Doria está querendo esconder alguma coisa. Não faz sentido nenhum possuir cláusulas confidenciais".
Após ver a mencionada reportagem, a deputada Janaina Paschoal (PSL) pediu à emissora cópia dos documentos noticiados. "A emissora disse que não poderia enviar os documentos. Enviei então e-mail para o Instituto Butantan". A deputada informou que, em julho, fez uma série de indagações ao Instituto Butantan e ao governo do Estado de São Paulo a respeito da vacina. "Meu foco era segurança dos voluntários, não a questão contratual. Porém, indaguei o que estava envolvido em termos de recurso público nessa parceria. Na resposta ao requerimento de informações veio claramente a informação de que não havia recursos públicos envolvidos. Estou estranhando muito. E agora a CNN teve acesso a documento que fala o contrário", comentou.
Readequação das escolas
Outro assunto debatido na tribuna da Alesp foi a volta às aulas. Carlos Giannazi (PSOL) considera que não há condições para o retorno efetivo das aulas na rede estadual com as condições atuais. "O governo não tem investido na adequação arquitetônica das escolas para conviver com a pandemia. Não é possível voltar com o modelo predial que temos, escolas sem ventilação, com janelas fechadas. As escolas públicas em geral são verdadeiras prisões, não têm ventilação e são superlotadas. O governo tem de fazer readequação arquitetônica", ponderou. Giannazi afirmou que a Fundação para o Desenvolvimento do Ensino (FDE) é a autarquia responsável pela construção e reforma das escolas e possui recursos orçamentários. "Não vejo movimentação da FDE para readequar as escolas".
O deputado Coronel Telhada (Progressistas) comentou notícias sobre aumento do número de infectados por Covid-19 nas classes A e B. "Isso é um golpe que está sendo armado. Estão dizendo que os hospitais estão lotados para o governo alugar mais leitos particulares. A doença existe, é preocupante, mas estão querendo aplicar novo golpe para gastar mais dinheiro público".
Notícias relacionadas
- Congresso de Comissões da Alesp analisa proposta do Executivo que visa desburocratizar ações na área da educação
- Assembleia Legislativa reconhece calamidade pública nos municípios em razão da pandemia
- Proposta de ajuste fiscal do governo do Estado é aprovada na Assembleia Legislativa
- Parlamentares iniciam votação de projeto com medidas para ajuste fiscal no Estado
- Projeto sobre ajuste fiscal continua em pauta na Assembleia Legislativa
- Legislativo tem mais uma sessão de debates sobre proposta de ajuste fiscal do governo
- Discussão sobre ajuste fiscal no Estado avança em mais uma sessão do Legislativo
- Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 avança e deve ser votado na próxima quinta-feira
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições