À parlamentares, cônsul chinesa diz que São Paulo está à frente da colaboração entre Brasil e China

Secretário Estadual de Relações Internacionais também participou da reunião que discutiu colaboração entre os dois países
31/05/2021 14:30 | Relações Internacionais | Matheus Batista - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267902.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Heni Ozi Cukier preside a Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267904.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267905.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267908.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlão Pignatari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267906.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Julio Serson<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267910.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267909.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267912.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castello Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267913.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267914.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267915.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267916.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267917.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu nesta segunda-feira (31/5), em reunião virtual, o secretário estadual de Relações Internacionais, Julio Serson, e a cônsul geral da República Popular da China, Chen Peijie, para discutirem relações entre os países.

O presidente da comissão, deputado Paulo Fiorilo (PT), conduziu a reunião que teve uma breve participação do secretário Julio Serson ao início da apresentação.

Serson cumprimentou os parlamentares integrantes da comissão criada em 2020 e comentou a influência da China em São Paulo. "É o maior investidor externo do Estado e está em diversos setores que geram renda para a população paulista", afirmou.

A cônsul Chen Peijie começou sua apresentação falando sobre o histórico da parceria entre os dois países. No ano passado, o Brasil se tornou o primeiro país latino-americano a alcançar a marca de 100 milhões de dólares em fluxo comercial com a China. "Estatísticas que demonstram a resiliência e complementaridade das nossas colaborações pragmáticas", disse a cônsul.

Também participou da reunião o presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari (PSDB). Na ocasião, o presidente afirmou que "a China é um país de extrema importância para todos, nas exportações dos nossos produtos e para a compra das nossas vacinas".

De acordo com o Consulado Geral da China, graças a parceria para combate da Covid-19, a China se tornou um dos poucos países a registrar crescimento comercial positivo no Brasil durante pandemia.

Conduzidas desde o início pelo governador João Doria, as tratativas para a compra de vacinas chinesas para o país colocaram São Paulo "à frente da colaboração entre China e Brasil", afirmou Chen Peijie.

Para o deputado Alex de Madureira (PSD), o controle da pandemia só é possível graças a esse acordo entre o governo do Estado e as entidades chinesas. "Se temos grande parte da população brasileira vacinada é por conta dessa parceria entre Brasil e China", disse.

Além dos citados, participaram da reunião os deputados Barros Munhoz (PSB), Castello Branco (PSL), Delegado Olim (PP), Heni Ozi Cukier (Novo), Roberto Morais (Cidadania) e Wellington Moura (Republicanos),


alesp