Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo celebra o Dia do Policial e do Bombeiro Militares

Parlamento tem projetos em andamento para reconhecimento da classe
24/06/2021 12:04 | Comemoração | Daniele Oliveira - Foto: Marianna Bonaccini/Arquivo Alesp

Compartilhar:

Polícia Militar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269591.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Polícia Militar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269593.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Polícia Militar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269595.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Comemorado no dia 24 de junho, o Dia do Policial e do Bombeiro Militares foi escolhido para marcar o calendário nacional como forma de homenagem aos agentes de segurança pública do país. A instituição, que teve origem ainda em 1832, tem como compromisso proteger os cidadãos no Estados.

O dia 24 de junho foi instituído por meio da Lei Federal 13.449/17, com o intuito de honrar o cabo Valério dos Santos Oliveira, que perdeu a vida, aos 36 anos, por uma bala perdida durante um protesto da Polícia Militar que reivindicava melhores condições de trabalho, em Belo Horizonte (MG).

Para o Coronel PM Fernando Alencar Medeiros, Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo, a data é representativa e honrosa, pois "sem saber se retornam ao final do serviço, são os policiais e bombeiros militares, aqueles brasileiros que lutam todos os dias por uma sociedade melhor e um país mais justo, sem nunca esquecer sua raiz: o povo brasileiro."

Alesp

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo destinam reconhecimento e destaque à classe nesta data. Atualmente, segue em tramitação na Casa o Projeto de Lei 592/19, que institui o Dia Estadual da Valorização dos Profissionais da Segurança Pública, comemorado no dia 28 de outubro.

De autoria do deputado Sargento Neri (Solidariedade), a propositura tem por finalidade reforçar a importância dos profissionais da área de Segurança Pública do Estado de São Paulo por meio de campanhas conscientizadoras, além da realização de atividades de lazer para os policiais civis e militares.

"Aos policiais e bombeiros militares neste dia, nossa reverência, gratidão e agradecimento. Por cuidar da segurança da população colocando a própria vida em risco", disse. Ele completou ainda agradecendo aos agentes "o dia destes honrados e valorosos profissionais, que nem sempre são reconhecidos ou devidamente remunerados deve ser saudado com uma palavra: obrigado".

Outro plano em prol dos agentes servidores do Estado é o Projeto de Lei 211/21, que estabelece a Inspeção Anual de Saúde Mental para os integrantes das Polícias. De autoria do deputado Major Mecca (PSL), que serviu à Polícia Militar por mais 30 anos, a proposta impõe que os integrantes das forças policiais sejam avaliados em relação à saúde mental, sendo providenciado apoio, quando necessário. A justificativa do texto afirma que o objetivo é preservar a vida dos agentes, pois "a exaustão física e mental é um fato dentro da Polícia".

alesp