Cônsul da Coreia do Sul propõe projeto para revitalização do bairro Bom Retiro, em São Paulo

Plano foi apresentado durante reunião da Comissão de Relações Internacionais desta quinta-feira, 2
02/09/2021 14:40 | Relações Internacionais | Daniele Oliveira - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273239.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo preside a comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273240.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Affonso Massot<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273241.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273242.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Insang Hwang - Cônsul Geral da República da Coreia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273243.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alex de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273244.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lucia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273245.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273246.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273247.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados e deputadas da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo receberam, nesta quinta-feira (2/9), o cônsul-geral da República da Coreia em São Paulo, Insang Hwang. Durante o encontro, promovido a fim de estreitar relações entre o país asiático e o Estado, Hwang, que está há três meses à frente do consulado, comentou sobre o projeto que propôs para a revitalização do bairro Bom Retiro, na região central de São Paulo.

De acordo com o representante da Coreia do Sul, em 2017, o então prefeito da capital paulista, João Doria, estudou a possibilidade de criar na cidade um bairro chamado Little Seul, que pode ser traduzido como pequena Seul, em referência à capital sul-coreana. O plano, no entanto, não foi desenvolvido. Uma proposta semelhante também foi instalada na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Cerca de 800 mil habitantes coreanos residem no bairro conhecido como Koreatown.

O cônsul Hwang propõe instaurar o projeto de embelezamento no Bom Retiro com o objetivo de alavancar o turismo local e a valorização das diversas comunidades alocadas na região, reconhecida por lei como polo cultural das tradições coreanas desde 2010.

Uma das prioridades do projeto será o fortalecimento da segurança do local por meio de uma parceria com a Polícia Militar. A instalação de uma base militar na região para promover a manutenção da segurança dos moradores e de pessoas que trabalham no bairro está entre as medidas.

Além da questão da segurança, a limpeza das ruas do bairro em conjunto com os moradores e trabalhadores da região é outra sugestão do representante. A medida tem o objetivo de deixar as ruas mais limpas e agradáveis para todos, segundo ele.

O projeto visa ainda distribuir pelas principais vias do bairro, pontos com variedades culturais, como comida, vestuário e músicas. Hwang colocou o consulado e o próprio governo da Coreia do Sul à disposição para dar apoio à cidade de São Paulo e ao Brasil.

O deputado Paulo Fiorilo (PT), presidente da Comissão de Relações Internacionais, se disponibilizou para futuras parcerias com o convidado. "A Assembleia está aqui de portas abertas para esse diálogo na cidade de São Paulo e em todo o Estado", disse.

O deputado Alex de Madureira (PSD) parabenizou os trabalhos efetuados pelo consulado e também colocou o Legislativo paulista à disposição. "As ações que dependerem do Estado de São Paulo e da Alesp, seja na implantação de bases da Polícia Militar, ou na implantação de leis que facilitem a revitalização que vocês estão fazendo no bairro, nós estamos à disposição e queremos participar. Queremos que a Coreia venha mais para o Brasil, traga mais empresas e nos ajude no desenvolvimento que no nosso país é tão carente", afirmou.

O cônsul Hwang afirmou que também contará com o apoio da Alesp para desenvolver o projeto. "O grande desejo é dedicar e empenhar ao máximo possível através do apoio e cooperação da comissão e da própria Assembleia de São Paulo para começar um projeto pequeno que, no entanto, contribuirá com a sociedade e com o Brasil", disse.

O secretário executivo da Secretaria de Estado de Relações Internacionais, embaixador Affonso Massot, também esteve presente no encontro para representar o chefe da pasta, Julio Serson.

Massot afirmou estar confiante com a colaboração. "Encontros como esse são oportunidades de grande valia para que possamos apresentar iniciativas de cooperação, bem como escutar as prioridades das demandas dos consulados e, no caso específico, interagir com a Coreia. Nos colocamos inteiramente à disposição desta comissão e do consulado da Coreia para estimular o debate acerca de novas possibilidades de cooperação e de futuras parcerias", disse.

Ao final da reunião, o deputado Paulo Fiorilo convidou os presentes para participarem do próximo encontro da Comissão de Relações Internacionais no dia 16 de setembro, quando os parlamentares devem receber a cônsul do Canadá, Heather Cameron, e a embaixadora do país, Jennifer May.


alesp