Assembleia Legislativa de São Paulo aprova fim dos empréstimos a aposentados por telefone
28/10/2021 11:32 | Sessão Extraordinária | Lucas Cheiddi - Foto: José Teixeira
Em Sessão Plenária na noite desta quarta-feira (27/10), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou dois projetos de lei que alteram práticas atuais da economia. O primeiro deles proíbe bancos e financeiras de fazerem contrato de empréstimos com aposentados e pensionistas por telefone. Já o segundo estende o benefício da meia-entrada a todas as pessoas entre zero e 99. Ambas medidas precisam de sanção do governador para passar a valer no Estado.
O Projeto de Lei 298/2021, de autoria do deputado Alex de Madureira (PSD), proíbe instituições financeiras, correspondentes bancários e sociedades de arrendamento mercantil do Estado de São Paulo a ofertarem e celebrarem, por ligação telefônica, quaisquer tipos de empréstimos bancários que não tenham sido expressamente solicitados por beneficiários aposentados e pensionistas.
"Isso é algo que está acontecendo muito e recebemos muitas reclamações, não apenas dos aposentados e pensionistas, mas principalmente dos familiares que cuidam deles. Esperamos que essa prática acabe após a sanção", disse o parlamentar.
Antes de ser aprovado, a medida foi discutida por parlamentares numa reunião conjunta de comissões e recebeu aval para ir a Plenário. O debate nas comissões foi solicitado pelo autor da proposta.
Meia-entrada
A proposta da meia-entrada é de autoria do deputado Arthur do Val (Patriota). O Projeto de Lei 300/2020 assegura às pessoas com idade entre zero e 99 anos o acesso, mediante o pagamento de metade do valor do ingresso, a entrada em salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e entretenimento ou similares, promovidos e realizados por entidades e em estabelecimentos públicos ou privados.
O parlamentar explicou que essa foi a forma de conseguir "driblar" a lei de meia-entrada federal, que abrange apenas uma parcela da população. Com isso, ele espera que o mercado tenha mais liberdade e que o setor de shows, festas e eventos consigam se recompor após o prejuízo da pandemia.
"A ideia é acabar com a meia-entrada. Hoje, o estudante rico paga metade, enquanto a empregada, o pedreiro e o lixeiro pagam o valor inteiro. Na prática, se todos têm, ninguém tem", disse.
Notícias relacionadas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
- Alesp aprova propostas do Executivo para profissionais da Educação e da Saúde do Estado
- Proposta que torna definitiva bolsa de estudos para alunos da Famema é aprovada na Alesp
- Alesp aprova contas do governo do Estado de São Paulo referentes a 2021
- Alesp acaba com desconto em salário de servidores aposentados e pensionistas do Estado de São Paulo
- Assembleia Legislativa aprova tramitação de urgência para 14 projetos de parlamentares
- Deputados da Alesp debatem sobre o projeto de lei que trata da inspeção e fiscalização sanitária e industrial de produtos de origem animal
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições