Ato solene celebra 20 anos do Instituto Neo Mama

Atividade foi realizada no Auditório Paulo Kobayashi da Alesp
24/11/2021 19:02 | Palestra | Natália Belo - Foto Larissa Navarro

Compartilhar:

Palestra sobre Câncer de mama e homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278879.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Correa Jr<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278880.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestra sobre Câncer de mama e homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278881.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestra sobre Câncer de mama e homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278882.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestra sobre Câncer de mama e homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278883.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestra sobre Câncer de mama e homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278884.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestra sobre Câncer de mama e homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278885.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestra sobre Câncer de mama e homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278886.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestra sobre Câncer de mama e homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278887.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Luis Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278888.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Maria Evani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278889.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Sandra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278890.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ato solene realizado nesta quarta-feira (24/11) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo comemorou os 20 anos do Instituto Neo Mama e homenageou pessoas, empresas e instituições que ajudaram o trabalho da instituição. O evento foi organizado pelo deputado Paulo Correa Jr (DEM) e contou com a presença do presidente do instituto.

A solenidade também foi realizada em memória à ex-presidente e fundadora do instituto, Gilze Francisco. O Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama foi fundado em 2001 e, desde então, atende gratuitamente mulheres diagnosticadas com câncer de mama, moradoras das cidades da Baixada Santista.

Gilze Francisco faleceu este ano por conta de complicações da covid-19. Atualmente, seu marido José Luis e sua filha, Mariana Francisco assumiram o Instituto Neo Mama, que busca proporcionar uma melhor estruturação para que as mulheres acometidas pela doença possam enfrentá-la com a ajuda de reabilitação e, também, readaptação da unidade.

O deputado Paulo Correa Jr explicou a importância da realização do ato solene. "É um evento muito significativo, por conta da caminhada do combate ao câncer de mama que se iniciou na cidade de Santos, há 20 anos, pelo Instituto Neo Mama. Gilze a ex-presidente, faleceu, assim o marido e filha estão dando continuidade a esta história de mulheres que têm superado a doença e estão aqui hoje celebrando a vida, desse modo devemos reverenciar esse instituto que faz muito pelas mulheres e pela saúde pública", disse.

Presente no evento, Maria Evani esteve representando a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Paulo (RFCCdeSP), Vera Monari, e falou sobre o tratamento precoce ser necessário para as mulheres. "Nós que trabalhamos nessa linha de combate ao câncer temos a certeza que o tratamento precoce é fundamental, e essa conscientização que fazemos marca e marcou o trabalho de Gilze e continuará presente o trabalho do instituto. Quantas vidas nós podemos salvar conscientizando o tratamento precoce, hoje o câncer é uma doença tratável, desde que detectada antecipadamente, então essa luta é essencial", disse.

O atual presidente do Instituto Neo Mama, José Luis Neto, falou que "o instituto Neo Mama teve um avanço, nós mudamos de local por conta do aluguel, e agora aumentamos nossa gama de serviços, somos a primeira instituição do Brasil que estamos cedendo gratuitamente toucas térmicas para as pessoas que estão fazendo quimioterapia pela primeira vez. Estamos recebendo muito reconhecimento voltado para a entidade por conta desses trabalhos que estamos realizando", disse.

alesp