Após aprovação da Alesp, pagamento do Abono-Fundeb é regulamentado
21/12/2021 13:01 | Regulamentação | Karina Freitas - Foto: José Antônio Teixeira





O Executivo publicou, no último sábado (18/12), no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o decreto que regulamenta a Lei Complementar 1.363/2021, que concede o Abono-Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) a professores da rede estadual de ensino, aprovada no começo do mês pelos parlamentares da Assembleia Legislativa paulista.
A quantia destinada para a bonificação será de R$ 1,6 bilhão. O valor poderá sofrer acréscimo, caso constatado excesso de arrecadação no exercício de 2021, desde que não seja ultrapassado o limite de 70,1% dos recursos disponíveis na conta estadual do Fundeb.
O abono será distribuído a integrantes do Quadro do Magistério, da Secretaria da Educação, titulares de cargos; e professores substitutos. Já estagiários da rede oficial de ensino e servidores que tenham frequência individual inferior a dois terços dos dias de efetivo não serão agraciados.
A concessão será proporcional aos dias de exercício na rede estadual. O pagamento da primeira parcela será baseado na frequência e na carga horária semanal entre os meses de janeiro e novembro, e para a parcela complementar, nos meses de janeiro e dezembro de 2021.
O montante a ser pago a cada servidor será definido a partir do valor-hora do abono, que será calculado dividindo-se R$ 1,6 bilhão pela somatória das médias semanais, em 2021, de horas trabalhadas dos servidores. Pessoas que tiveram de zero a seis faltas no período de apuração, por exemplo, receberão um percentual de 100% do valor a que têm direito. Essa porcentagem diminui baseada no número de faltas.
O decreto ainda especifica que o abono será pago em três parcelas.
Alesp
O projeto que deu origem à Lei Complementar 1.363/2021 foi aprovado pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 1º de dezembro. Na ocasião, o líder do governo na Alesp, Vinicius Camarinha (sem partido), explicou que existem planos, por parte do Executivo, de incluir novas categorias para receber o Abono-Fundeb.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações