Assembleia Legislativa de São Paulo retoma visitas monitoradas; saiba como participar

Programa havia sido suspenso em decorrência da pandemia da Covid-19
17/03/2022 18:25 | Visita | Marcos Ramos

Compartilhar:

Visita guiada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita guiada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283661.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita guiada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283662.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita guiada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283663.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita guiada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283664.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita guiada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283665.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita guiada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita guiada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283680.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita guiada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283681.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo retomou as visitas monitoradas no Palácio 9 de Julho. Elas estavam suspensas desde o final de janeiro em razão da alta nas contaminações pela Covid-19 e também pela gripe Influenza. Nesta quinta-feira (17), o primeiro grupo visitou a sede do Legislativo, conheceu suas dependências e o trabalho realizado pelos 94 parlamentares do Estado.

O programa de Visitas Monitoradas é realizado pelo Departamento de Comunicação da Alesp, por meio da Divisão de Comunicação Social. Ele é voltado principalmente aos estudantes, turistas, associações e também estrangeiros. As visitas acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 13h.

Nesta retomada, o primeiro grupo visitou o Auditório Franco Montoro; o Salão dos Espelhos, que dá entrada ao Plenário Juscelino Kubitschek; o Plenário José Bonifácio, popularmente conhecido por "Plenarinho"; o Departamento de Comunicação da Rede Alesp; a biblioteca; os gabinetes parlamentares; o Salão Nobre 23 de Maio M.M.D.C. e a ala de serviços, que conta com uma unidade do Poupatempo, da Defensoria Pública do Estado e da Polícia Civil.

O visitante Guilherme Vasconcelos contou que solicitou a visita à Alesp por ter grande interesse em política e por querer conhecer um pouco mais das leis paulistas. "Sempre acompanhei a TV ALESP e a Rede ALESP. Então, tive a ideia de ver se havia a possibilidade de fazer essa visita monitorada. Entrei em contato com a Comunicação Social e tinha possibilidade no dia de hoje. Comuniquei ao grupo, que também gosta dessa área da política. Isso é muito importante, né? Para toda a população, vir aqui conhecer essa Casa de Leis, as atribuições das partes administrativas, dos deputados e do funcionamento de cada sala. Consegui entender a finalidade dessa Casa, que é ser do povo, propor leis, fiscalizar e fazer o bem para São Paulo", disse.

Segundo Guilherme, o que o fez organizar a visita à Alesp foram, ao invés de motivações estudantis, a vontade de exercer sua cidadania. "Você acha que ela [Alesp] é pequena, mas aqui dentro você vê que são muitas salas, muitas pessoas trabalhando. O pessoal precisa vir aqui conhecer pra ter a noção do que essa Casa faz. Quando eu cheguei aqui, eu vi uma outra Alesp", disse.

O jovem também disse que a parte que achou mais interessante da Casa foi o Plenário Juscelino Kubitschek, por causa de seu apreço pela política e poder conhecer de perto o lugar onde são discutidas leis que impactam tanto ele quanto os outros 46 milhões de paulistas.

Mariana Ramos Leandro, da Comunicação Social da Alesp, falou sobre a retomada das visitas. "A nossa expectativa é que a população em geral tenha maior proximidade com o processo legislativo que é realizado dentro da Alesp, e compreenda a Casa como um espaço de cultura, com informações históricas e artísticas. Nosso interesse é que a população compreenda que a Casa é do povo, que eles podem utilizar para conhecer e participar, de maneira mais efetiva, do processo legislativo", disse.

Para participar, qualquer cidadão ou grupo pode entrar em contato por meio do e-mail comsocial@al.sp.gov.br e pelo telefone (11) 3886 - 6628. A Alesp fica localizada na avenida Pedro Álvares Cabral, 201, no Ibirapuera, em São Paulo (SP). O horário de atendimento é das 8h às 20h30.


alesp