Comitiva japonesa da Província de Oita visita Alesp

Autoridades conheceram a estrutura do Parlamento paulista, agradeceram as ações em prol dos descendentes e colocaram-se à disposição para parcerias
24/10/2022 16:53 | Relações Internacionais | Cléber Gonçalves - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Comitiva japonesa da Província de Oita visita Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2022/fg291039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comitiva japonesa da Província de Oita visita Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2022/fg291040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comitiva japonesa da Província de Oita visita Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2022/fg291059.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comitiva japonesa da Província de Oita visita Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2022/fg291041.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma comitiva japonesa, formada por representantes políticos da Província de Oita, visitou a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na tarde desta segunda-feira (24). Além de conhecerem a estrutura do Parlamento paulista, os visitantes reforçaram o compromisso e o desejo de boas relações e parcerias entre Japão e Brasil, especialmente com o território paulista.

"Estamos extremamente honrados por estarmos aqui. O Brasil possui mais de 2 milhões de descendentes japoneses, sendo que grande parte está em São Paulo, estado que tem tido cuidado e carinho com todas essas pessoas", comentou, na ocasião, o vice-governador da Província de Oita, Kenji Ono.

O presidente da Assembleia Legislativa de Oita, Yoshio Mitarai, enfatizou a relevância da Alesp. "O Estado de São Paulo é líder no Brasil e, por essa razão, sabemos da importância desta Assembleia para o desenvolvimento do país. É por isso que essa aproximação é importante, já que, mesmo estando em polos geográficos bastante diferentes, é nítida a relação desta terra com o Japão", disse.

Recepção

O presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), foi um dos deputados que receberam a comitiva. "É um prazer promover essa aproximação. As atividades desta Casa Legislativa estarão sempre à disposição do fortalecimento dessa relação", ressaltou.

Presidente da Comissão de Relações Internacionais, o deputado Paulo Fiorilo (PT) também fez a recepção aos visitantes. "Que esse diálogo seja permanente, no sentido de estreitar relações e buscar parcerias", destacou o parlamentar.

A comitiva

Além do vice-governador e do presidente da Assembleia da Província de Oita, também participaram da comitiva o presidente da Associação Cultural de Oita Kenjin no Brasil, Michikazu Nagamatsu (que foi o responsável por intermediar o diálogo entre as duas línguas); o supremo presidente de honra da mesma Associação, Junji Abe; o presidente de honra da Associação, Noritaka Yano; o chefe do Departamento de Relações Internacionais da Província de Oita, Motohiro Yamazaki; a chefe do Departamento de Relações Internacionais, Yayoi Ito; e o secretário do presidente da Assembleia Legislativa de Oita, Dai Mieno.

O grupo está em São Paulo desde o último sábado e participa de eventos referentes aos 70 anos de fundação da Associação Cultural de Oita Kenjin, com sede em São Paulo, e à presença de imigrantes e descendentes nipônicos no Brasil.


alesp