Dia da Imigração Libanesa: lei criada pela Alesp tem sua primeira comemoração no Estado de São Paulo

Atualmente, o Brasil tem mais de 3,2 milhões de habitantes de origem libanesa
23/11/2022 16:24 | Aniversário de Lei | Manuela Dacca Gorham | Foto: Envato

Compartilhar:

 Atualmente o Brasil tem mais de 32 milhões de habitantes de origem libanesa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2022/fg292659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Dia da Imigração Libanesa está sendo celebrado pela primeira vez nesta quarta-feira (23) no Estado de São Paulo. A data foi instituída pela Lei 17.529/22, de abril de 2022, sendo sancionada pelo Executivo após aprovação da Assembleia Legislativa estadual.

A proposta foi feita pelo deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania) como forma de homenagear o povo libanês, pelas atividades desenvolvidas no Brasil e por contribuir para a multiplicidade cultural do país.

De acordo com o parlamentar, a justificativa do projeto está no fato de que "a cultura libanesa é uma das mais presentes no Brasil, o que comprova o forte laço existente entre os dois países".

A comunidade libanesa no Brasil

Em 1880, o primeiro navio com libaneses imigrantes saiu do porto de Beirute em direção ao Brasil, viagem considerada o marco do início oficial da imigração libanesa. O Líbano passava por uma crise religiosa e política, levando muitos cristãos a fugirem do domínio muçulmano do Império Otomano.

O Brasil contou com outras ondas migratórias libanesas ao longo dos anos, contribuindo para o crescimento da comunidade, principalmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Atualmente, o território brasileiro tem cerca de 3,2 milhões de habitantes libaneses ou descendentes, de acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) e apresentada em 2020 pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Na Alesp

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo conta com diversas outras normas de homenagem aos imigrantes. Como exemplo, é possível citar o Dia da Imigração Coreana, instituído em setembro de 2022, e o Dia da Imigração Japonesa, data comemorada desde 1980, ano em que a lei foi sancionada.

Ainda nas ações dos parlamentares prezando pela relação com a comunidade internacional, a Comissão de Relações Internacionais tem diversas responsabilidades, entre elas, desenvolver estudos e debates relativos à preservação da história, memória e influências culturais das nações, além de promover o intercâmbio entre os paulistas e outras populações estrangeiras.

alesp