Comissão de Saúde da Alesp dá aval a 27 projetos de lei

Entre as matérias, estão propostas de atendimento prioritário no Estado de São Paulo a crianças e, também, a pessoas com câncer
06/12/2022 17:44 | Comissão de Saúde | Daiana Rodrigues - Foto: Larissa Navarro

Compartilhar:

Comissão da Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg293504.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão da Saúde <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg293505.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caio França e Adalberto Freitas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg293506.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edna Macedo e Paulo Correa Jr. <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg293508.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Nishikawa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg293509.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg293510.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Giriboni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg293511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Patrícia Gama <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg293539.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deu aval, nesta terça-feira (6), a 27 projetos de lei que estavam na responsabilidade do colegiado. Dentre as propostas, destacam-se as que preveem atendimento prioritário para crianças e, também, para pessoas com câncer. Cinco das matérias foram analisadas em caráter conclusivo, ou seja, não precisarão ser submetidas à votação em Plenário.

Aprovadas

Uma das proposituras que receberam aval do grupo de análise é o Projeto de Lei (PL) 520/2021, da deputada Janaína Paschoal (PRTB), que prevê garantia de prioridade no atendimento a crianças. Pelo texto da matéria, a assistência deve ser prestada por pediatras, seja na atuação das equipes de Saúde da Família, seja nas Unidades Básicas de Saúde.

Já para as pessoas com câncer, ressalta-se o PL 457/2021, de autoria do deputado Paulo Correa Jr (PSD). A proposta busca tornar obrigatório o atendimento preferencial a quem vive com a doença, em todas as unidades de saúde do Estado.

Foi aprovado, ainda, o PL 87/2022, de autoria do deputado Jorge Caruso (MDB). A norma visa estabelecer validade indeterminada para laudos médicos que atestem deficiências físicas, mentais ou intelectuais.

Outra proposta importante avalizada pelos parlamentares é o PL 127/2021, do deputado Murilo Felix (Podemos), que institui a Política Pública de Tratamento e Prevenção da Doença de Alzheimer. O projeto busca instituir iniciativas para prevenção e tratamento da doença.

Ainda de autoria do mesmo deputado, foi aprovado o PL 382/2021, que autoriza o Poder Executivo do Estado a criar centros de terapia assistida por animais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

A principal justificativa para o projeto é a de que o convívio com os animais domésticos amplia o potencial de interação do ser humano e possibilita o desenvolvimento de diversas potencialidades.

Participaram da reunião da Comissão de Saúde a presidente do colegiado Patrícia Gama (PSDB), a deputada Edna Macedo (Republicanos) e os deputados Adalberto Freitas (PSDB), Caio França (PSB), Coronel Nishikawa (PL), Edmir Chedid (União), Edson Giriboni (União) e Paulo Correa Jr (PSD).

alesp