"Investir no esporte é um excelente negócio", afirma coronel Helena em Fórum na Alesp

Atraído pela Comissão de Assuntos Desportivos, evento reúne mais de 20 palestrantes para debater temas como orçamento público do esporte, inovação e sustentabilidade, empreendedorismo e oportunidades internacionais da indústria esportiva
31/08/2023 15:17 | Esportes | Claus Oliveira - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Fórum de Esportes e Negócios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg308003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Helena Reis secretária estadual de Esporte e Lazer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg308004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fórum de Esportes e Negócios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg308005.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa da Comissão de Assuntos Desportivos (CAD), a Alesp sediou nesta quinta-feira (31) o Fórum de Esporte & Negócios. Realizado pela Associação Esportiva e Cultural (CBN), o evento com 400 pessoas inscritas recebeu fomento do Ministério do Esporte e do Governo paulista.

Na abertura do Fórum, a secretária estadual de Esporte e Lazer, coronel PM Helena Reis, ressaltou que as inovações tecnológicas associadas ao esporte podem fortalecer a economia.

"Trazem infinitas possibilidades em termos de negócio: indústrias do vestuário e do calçado, medicina esportiva. Ou seja, investir no esporte é definitivamente um excelente negócio", disse Helena. "O retorno desse investimento vai muito além, podendo proporcionar emprego e fomentar o turismo", acrescentou.

Esportista profissional - com dez títulos de campeão no Torneio Norte/Nordeste de karatê -, o deputado estadual Altair Moraes (Republicanos), que preside a CAD na Alesp, sublinhou que "as oportunidades para empreender e inovar são abundantes e os negócios encontram um terreno fértil nos campos e nas quadras de esporte."

Diretor-presidente da CBN, Edson Lapolla defendeu as políticas brasileiras de fomento ao esporte. Lapolla disse acreditar que o investimento público deve contemplar todas as modalidades esportivas. "Nossa missão é gerar a prática esportiva desde as categorias de base até os adultos".

Ainda participaram da abertura do Fórum na Alesp, o secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Julio César Ribeiro; o gestor de Esporte do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP), Alexandre Conti; o deputado federal, Ossesio Silva (Republicanos/PE); o diretor da Confederação Nacional de Serviços (CNS), Carlos Alberto Salvatore Filho; e Beatriz Gusmão, da Associação Paulista de Municípios (APM).

O Fórum

O Fórum de Esporte & Negócios, que contou com inscrição gratuita, possui duas salas temáticas, uma para gestores públicos e outra para integrantes da indústria esportiva.

Ao longo do dia, mais de 20 palestrantes, alguns internacionais, revezaram-se para debater temas como orçamento público para o esporte, projetos inovadores e sustentáveis, empreendedorismo e oportunidades de cooperação com países como China, Alemanha e Estados Unidos.

Conforme a CNB, o evento prima "pela integração entre o poder público, entidades do terceiro setor e a iniciativa privada" para melhoria do esporte no estado de São Paulo e no Brasil.

alesp