Lei determina presença de acompanhantes especializados para alunos autistas na rede de ensino em SP
09/10/2023 19:46 | Educação | Fábio Gallacci - Fotos: Freepik e Larissa Navarro
A partir de agora, no Estado de São Paulo, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) incluídas nas classes comuns do ensino regular têm direito a um acompanhante especializado. É o que determina a Lei 17.798, sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas e publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (9). A nova legislação nasceu com base na proposta da deputada Andrea Werner (PSB). O Projeto de Lei 454/2023 tramitou na Assembleia Legislativa nos últimos meses.
De acordo com o texto sancionado, o acompanhante especializado trabalhará, primordialmente, na função de inserção das pessoas com deficiência no ambiente escolar, auxiliando o aluno nas interações sociais, no ensino de maneira geral e nas aplicações didáticas. Ainda fica vedada a limitação de alunos autistas por sala de aula, por ciclo educacional, ou qualquer outro critério, nos estabelecimentos públicos e privados.
?É uma conquista termos o primeiro projeto de lei do Gabinete da Inclusão virando lei estadual em pouco mais de seis meses deste mandato?, afirmou a deputada Andrea, sem deixar de fazer ressalvas sobre o texto sancionado. ?Alguns artigos que consideramos prioritários foram vetados pelo governador, como o direito de acesso à adaptação escolar e a formação mínima para a equipe de apoio a pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento, como TDAH, TOD e dislexia?, destacou.
Multa
O gestor escolar, ou autoridade competente, que recusar a matrícula de aluno com TEA, ou qualquer outro tipo de deficiência, será punido com multa de 3 a 20 salários mínimos. Em caso de reincidência, apurada por processo administrativo, assegurado o contraditório e a ampla defesa, haverá a perda do cargo.
Assistentes terapêuticos
Andrea Werner aproveitou o momento para destacar outros projetos que estão em andamento. ?Já estamos trabalhando em novos projetos. Pedimos uma reunião com o governador para termos uma resposta rápida para as crianças que estão fora das escolas públicas desde o começo do ano, aquelas cujos Assistentes Terapêuticos (ATs) foram proibidos de entrar nas escolas e que não receberam o acompanhamento de nenhum profissional especializado ou plano de transição?, disse ela.
Notícias relacionadas
- Na Alesp, evento reúne e homenageia estudantes olímpicos de Jacareí
- ILP leva experiência paulista em educação cidadã a fórum no Uruguai
- Alesp realiza Audiência Pública sobre Educação Inclusiva
- Lei que dá prazo indeterminado a atestados médicos para autistas passa a valer em todo Estado
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura realiza encontro para votar proposituras
- Comissão de Educação e Cultura dá aval a projeto de lei que altera composição de conselho estadual
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura realiza encontro para debater e votar proposituras
- Comissão aprova projeto que institui aulas de defesa pessoal para alunas
- Medida aprovada em comissão propõe nova disciplina na rede pública de ensino
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Terra da Uva: Jundiaí é berço da variedade mais consumida no Brasil
- Temporada das cerejeiras: onde admirar a florada das Sakuras em São Paulo
- Empresas de tratamento de resíduos prestam depoimentos em reunião conjunta de CPIs da Alesp
- Alesp aprova diretrizes para o Orçamento de 2027; receita prevista é de R$ 383,5 bilhões
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- CPI da Alesp rejeita adiamento e convoca presidente de empresa de tratamento de resíduos
- Nova comandante-geral da PM visita Alesp e reforça parceria em prol da segurança pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações