Metodologia para identificação de áreas inundáveis é tema de palestra promovida pelo ILP e IPT
24/10/2023 17:46 | Formação | Fernanda Alves sob supervisão de Cléber Gonçalves - Foto: Reprodução Youtube
O Instituto do Legislativo Paulista, na tarde desta terça-feira (24), promoveu mais uma aula do Ciclo ILP+IPT de Ciência Aplicada, Inovação e Políticas Públicas 2023 - Mapeamento de Áreas Inundáveis, intitulada de "Instrumento de Gestão e Planejamento Urbano". Dessa vez, a palestra teve como principal objetivo a apresentação da metodologia desenvolvida entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Prefeitura de Campinas, para a identificação de locais vulneráveis a inundações, a partir de cenários climáticos e da ocupação do solo.
Segundo o palestrante Filipe Antonio Marque Falcetta, pesquisador do IPT graduado em Engenharia Civil pela Unicamp e mestre em Hidráulica pela Escola Politécnica da USP, o trabalho realizado consistiu na delimitação da planície de inundação do Rio Capivari e afluentes, no trecho percorrido no município de Campinas.
O palestrante, ainda, reforçou a importância do projeto. "Se a gente pensar em um contexto para tudo isso, a gente tem um país essencialmente urbano, mais de 90% da população do Brasil vive em cidades. Praticamente, a gente tem aí de 8 a 10 milhões de pessoas que vivem em alguma área de risco, seja ela de inundação ou desmoronamento. E, praticamente, metade dos municípios de São Paulo está localizada em áreas sujeitas a inundações urbanas", disse.
O evento contou também com palestras de Gilson Lameira de Lima, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, e Daniel Prenda de Oliveira Aguiar, engenheiro civil pela Unicamp. A transmissão continua disponível no Youtube, através dos canais do ILP e da Alesp.
O evento é fruto de uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do Instituto do Legislativo Paulista, e o IPT, a fim de discutir a ODS n. 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A abertura foi feita por Agnes Sacilotto, diretora-presidente do ILP, e a mediação foi de Priscilla Moreira Argentin, graduada em Geografia pela Unicamp e especialista em Engenharia Ambiental.
Notícias relacionadas
- Biblioteca digital da Alesp disponibiliza nova edição do Caderno do ILP
- Biblioteca digital da Alesp disponibiliza nova edição do Caderno do ILP
- ILP apresenta a última aula do curso "Atualização em Geopolítica Aeroespacial"
- Instituto do Legislativo Paulista promove palestra sobre gerenciamento de crise de imagem para órgão
- ILP promove curso voltado para políticas públicas de saúde sobre a Pressão Arterial
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações