Comissão de Constituição e Justiça aprova melhorias para a Segurança Pública do Estado
06/03/2024 19:30 | CCJR | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro
Com aval da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que se reuniu nesta quarta-feira (6), oito projetos de lei voltados para a Segurança Pública paulista seguirão em tramitação na Casa.
As propostas versam sobre diferentes segmentos da área e abrangem desde recomposições salariais à criação de um relatório sobre agentes de segurança vítimas da violência no Estado.
Durante a reunião presidida pelo deputado Thiago Auricchio (PL), os integrantes da Comissão foram favoráveis a 99 projetos e pediram vistas de outros 23. Do montante aprovado, 37 propostas buscam adicionar eventos no Calendário Oficial do Estado, denominar prédios e vias estaduais ou declarar entidades como de utilidade pública.
Segurança Pública
Uma das propostas aprovadas é o Projeto de Lei Complementar 62/2023, de autoria do deputado Reis (PT), que propõe a concessão de adicional de insalubridade para funcionários e servidores de setores administrativos da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
"Apresentei esse projeto para que o ambiente policial seja considerado insalubre no grau máximo. É para que todos aqueles servidores que não são policiais, mas prestam serviços junto à repartição, possam ter esse direito", explicou Reis.
O parlamentar também é autor do Projeto de Lei Complementar 106/2023, acatado pela CCJR e que busca reestruturar a carreira e os subsídios dos agentes da Polícia Civil do Estado. De acordo com Reis, a intenção é tornar a ocupação mais atrativa para novos servidores. "O governo ainda não mandou nenhum projeto quanto a isso e estamos apresentando a proposta com base na Constituição Federal, para que os policiais possam receber seus salários por subsídio e nivelados por cima", completou.
Outra proposta acatada, de autoria do deputado Major Mecca (PL), é o Projeto de Lei 122/2023, que pretende criar um relatório sobre agentes de segurança mortos no Estado. De acordo com o texto, a ideia é elaborar o documento trimestralmente e incluir eventos que vitimaram fisicamente policiais militares, policiais civis, policiais técnico-científicos e guardas municipais, bem como agentes lotados na Secretaria da Administração Penitenciária e na Fundação CASA.
Notícias relacionadas
- Projeto que amplia licença paternidade para servidores públicos do estado avança na Alesp
- Proposta que inclui pessoas com doenças raras na Constituição Paulista avança na Alesp
- Segurança escolar, benefício social e direitos a PCD: Comissão de Constituição dá aval a 40 projetos
- Vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação apresenta plano de trabalho
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação elege novo presidente
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação retoma os trabalhos
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa elege novo presidente
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições