Conquistas e lutas femininas são destaque na Sessão Ordinária desta sexta, 8, na Alesp
08/03/2024 17:38 | Plenário | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo





Durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada nesta sexta-feira (8), Dia Internacional das Mulheres, os deputados enalteceram a luta feminina e discursaram sobre representatividade na política e em cargos de comando. Também foram destacados desafios a serem superados, como a violência de gênero, por exemplo.
Diariamente, na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, os parlamentares dispõem do Pequeno e do Grande Expedientes, momentos nos quais podem falar sobre temas diversos, por até 5 e 10 minutos, respectivamente.
Resistência
O deputado Reis (PT) celebrou a força e resistência das mulheres que lutam por pautas de igualdade em diversos âmbitos, reiterando que muitas áreas como Educação, Segurança e mercado de trabalho ainda precisam de manutenção e melhorias na qualidade de vida feminina. "As mulheres são maioria no mercado de trabalho com ensino superior, representando 60,3% deste total, no entanto, elas ocupam apenas 39,3% dos cargos de liderança e gerência. Elas trabalham mais e recebem menos, então, ainda tem muito a ser trabalhado nessa luta por direitos", explicou Reis, mencionando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação ao mesmo assunto, os deputados Eduardo Suplicy (PT) e Lucas Bove (PL) lamentaram dados que apontam um aumento no número de feminicídios. Para Bove, "é preciso refletir sobre esse aumento para exaltar as qualidades e ampliar o respeito às mulheres não só hoje, mas todos os dias".
Outros temas
No âmbito de planejamento e organização do Poder Público, o deputado Suplicy incentivou o diálogo entre Governo do Estado e Assembleia Legislativa, propondo que seja realizada, no início dos anos legislativos, uma ação para alinhar metas e objetivos, bem como as ferramentas para cumpri-los, entre os poderes.
Discursando sobre Educação, o deputado Carlos Giannazi (Psol) criticou a distribuição de renda no ensino da escola cívico-militar, proposta pelo Governo do Estado. Segundo o deputado, no projeto, consta uma maior parcela de renda direcionada aos policiais que atuarão nas escolas. De acordo com o parlamentar, deste modo os agentes receberiam uma quantia maior que a dos professores, algo que seria injustificado.
Notícias relacionadas
- Congresso de Comissões da Alesp analisa proposta do Executivo que visa desburocratizar ações na área da educação
- Assembleia Legislativa reconhece calamidade pública nos municípios em razão da pandemia
- Proposta de ajuste fiscal do governo do Estado é aprovada na Assembleia Legislativa
- Parlamentares iniciam votação de projeto com medidas para ajuste fiscal no Estado
- Projeto sobre ajuste fiscal continua em pauta na Assembleia Legislativa
- Legislativo tem mais uma sessão de debates sobre proposta de ajuste fiscal do governo
- Discussão sobre ajuste fiscal no Estado avança em mais uma sessão do Legislativo
- Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 avança e deve ser votado na próxima quinta-feira
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Samuel Gustavo de Andrade: sete anos de esperança e despedida
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Reajuste salarial dos servidores públicos pauta 74ª Sessão Ordinária; assista
- Alesp aprova criação e reestruturação das carreiras de especialista Social, Ambiental e Agropecuário
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações