Visão saudável: evento na Alesp promove a abertura oficial do Abril Marrom

Atividade, que contou com a presença do presidente da Casa, deputado André do Prado, chamou a atenção para a importância das campanhas de prevenção e combate à cegueira
03/04/2024 15:04 | Mobilização | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Evento de abertura do Abril Marrom<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321787.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento de abertura do Abril Marrom<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321779.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André do Prado pres. da Alesp: portas abertas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321780.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Gilmaci Santos: valorização<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321781.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Altair Moraes: união de forças<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321782.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Alex Madureira: iniciativa positiva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321783.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Rui Alves: apoio à campanha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321784.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Oséias de Madureira: conscientização<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321785.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caio Abujamra pres. do Instituto: referência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321786.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento de abertura do Abril Marrom<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321788.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. federal Maria Rosas: apoio em Brasília<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321762.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta terça-feira (2), o evento de abertura do "Abril Marrom", mobilização que tem como objetivo ampliar o alcance das campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção e combate à cegueira. A atividade contou com a presença do presidente da Casa, o deputado André do Prado, seu colega de legenda Alex Madureira, Oséias de Madureira (PSD) e dos parlamentares do Republicanos: Gilmaci Santos, Altair Moraes, Sebastião Santos e Rui Alves. Atualmente, tramita no Parlamento Paulista o Projeto de Lei nº 131/2016, que institui a campanha Abril Marrom no âmbito do Estado de São Paulo.

A deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) também participou, além de diversas outras autoridades de dezenas de municípios paulistas e profissionais ligados à oftalmologia. O encontro foi aberto por Caio Abujamra, presidente do Instituto Suel Abujamra Oftalmologia, fundado em 1978, na Capital. A instituição é referência no Brasil e atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"É uma honra muito grande receber todos vocês na nossa Casa. Sempre temos que ouvir a sociedade e as suas necessidades. Por isso, como presidente, quero dizer que vamos levar esse Projeto de Lei como uma das nossas prioridades ao secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, que tem recebido todas as demandas do setor de portas abertas. Assim, vamos conseguir avançar na área oftalmológica", afirmou o presidente da Alesp.

"Podemos ainda contribuir, lá na ponta, com os municípios, com programas em parceria com a Secretaria de Saúde e outras entidades. Os problemas de visão, geralmente, têm solução muito rápida quando detectados de maneira precoce. É preciso chamar a atenção da sociedade e dos governantes para que possamos trabalhar ainda mais sobre essa questão", acrescentou André do Prado.

Valorização

O deputado Gilmaci Santos lembrou da necessidade de valorização de ações como as que são realizadas pelo Instituto Suel Abujamra. "É necessário profissionalizar mais o terceiro setor, para que possamos oferecer mais qualidade àqueles que precisam. A ideia do Projeto de Lei saiu do próprio Dr. Suel, que sempre estava ali diretamente cuidando de quem necessitava de atenção. A cor marrom se explica porque está presente na grande maioria dos olhos dos brasileiros", comentou o parlamentar. "Vamos trabalhar para que ainda mais parlamentares possam conhecer e se inteirar do trabalho do Instituto", acrescentou Santos.

Altair Moraes participou do evento e ressaltou a necessidade da união de forças entre o Poder Público e o terceiro setor. "Reconhecemos o trabalho sério do Instituto Suel. O Estado faz o que compete a ele, mas o terceiro setor também contribui com ações tão sérias quanto essas. Unindo forças, podemos muitos mais", disse o parlamentar. Já Alex Madureira reforçou o interesse que a Casa tem de sempre apoiar iniciativas positivas à população. "O Instituto presta um grande serviço para todo o estado e até para pacientes de fora dele. Nos sentimos muito confortáveis em destinar recursos para entidades sérias como essa, que dão resultado para a sociedade", disse o deputado.

Social

Com dados concretos e a experiência de estar na linha de frente dos atendimentos à população, Caio Abujamra apontou que atuar pela visão do brasileiro não é apenas uma questão de saúde pública, mas social e econômica também. "É algo que tem 100% de impacto social. A visão é uma ferramenta muito importante para o ser humano em qualquer momento da vida dele. Esse é um patrimônio que a gente tem que preservar", destacou ele.

Ainda de acordo com o presidente do Instituto Suel Abujamra, é necessária uma descentralização dos profissionais da oftalmologia para que o trabalho seja mais eficaz no estado e no País. "Temos profissionais em um bom número, mas eles estão concentrados nas grandes capitais. Então, como ficam os pequenos municípios e as cidades de difícil acesso? Por isso a importância de trazer essa conscientização, de como é necessário estar presente e ir até a população. O Abril Marrom serve exatamente para isso", apontou.







Confira a íntegra do evento:

alesp