Segunda edição do 'Alesp é Delas' enaltece papel feminino na Casa com atividades para colaboradoras
27/03/2025 19:14 | Valorização | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio, Larissa Navarro, Marco A. Cardelino e Rodrigo Costa







Nesta quarta-feira (26), aconteceu a edição 2025 do "A Alesp é Delas". Um dia todo de programação especial para marcar o mês das mulheres. Palestras com temas fundamentais ligados à saúde, educação, direitos e comportamento, apresentações culturais variadas e oferta de serviços fizeram desta quarta-feira (26) um dia especial no Parlamento Paulista.
O evento foi realizado pela Administração da Casa em parceria com as entidades representativas dos servidores da Alesp. A mesa de abertura contou com Mônica Baião da Secretaria Geral de Administração; Victoria Frugoli, da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Alesp (Aspal); Mariana Oliveira, da Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Afalesp); Izabelle Fialho da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores da Alesp (Cooperalesp) e Rozina de Jesus, do Sindicato dos Servidores Públicos da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (Sindalesp).
"Mais uma edição desse evento que criamos com muito carinho, justamente para valorizar e reconhecer a luta das mulheres. A Assembleia é uma casa plural e são elas que constroem, no dia a dia, a excelência dos nossos serviços. Queremos que as pessoas confraternizem, que a Alesp seja um órgão único para trabalhar e servir a população de São Paulo", afirmou Murilo Macedo, secretário-geral da Alesp. "Tivemos muitas conquistas nos últimos dois anos e isso reforça o nosso compromisso de continuar com muita disposição para o trabalho", completou.
O deputado Maurici (PT), 1º secretário da Alesp, participou do evento. "O ideal é que nós não tivéssemos apenas um dia ou um mês para celebrar o direito das mulheres. Não podemos deixar de lembrar que a situação das mulheres, apesar dos avanços do ponto de vista de legislação, tem requerido cada vez mais políticas públicas. Temos que lutar e resistir sempre mais. Parabéns às mulheres e a todos que organizaram essa atividade", comentou o parlamentar.
Atividades
As atividades começaram já pela manhã, com uma palestra oferecida pela Defensoria Pública de São Paulo: "Enfrentamento às diversas formas de violência", com a apresentação da defensora Raquel Peralva. O objetivo da conversa foi orientar as participantes sobre como compreender a violência e buscar ajuda nesses casos. "Também tratamos sobre as violências invisíveis que contribuem para esse cenário de desigualdade e opressão que mulheres vivem na sociedade brasileira", comentou Raquel.
O evento teve participação da deputada Beth Sahão (PT). "A nossa tarefa para conquistar os espaços, enquanto mulheres, é pressionar as autoridades competentes para que a gente tenha a implantação de políticas públicas capazes de reduzir a violência, permitir a igualdade de salários, a ocupação em cargos de decisão e a melhoria das condições das mulheres como um todo", afirmou a deputada.
O tenente Gonçalves e a tenente Bárbara, da Assessoria da Polícia Militar da Alesp (Apmal), apresentaram noções de defesa pessoal. No evento, eles falaram sobre ação como a "Cabine Lilás", programa com policiais treinados para atender vítimas de violência doméstica e tirar dúvidas. A parceria entre a PM e a empresa de transporte por aplicativo 99 também foi mencionada como medida de fortalecimento da proteção às mulheres vítimas de violência. Caso ela não tenha como se locomover até a Delegacia da Mulher, a pessoa tem o direito de pedir junto ao serviço 190, da PM, uma corrida pelo aplicativo 99.
Conteúdo
No período da tarde, todos os participantes - mulheres e homens que atuam na Casa - puderam conferir mais palestras nos plenários do Parlamento. "A história da luta das mulheres", com a professora Liége Rocha; "Saúde Mental da Mulher: Uma abordagem multidisciplinar", com o psiquiatra Joel Rennó; "Saúde da mulher, conquistas e desafios", com a ginecologista, obstetra e sexóloga Fátima Duarte, foram as atividades oferecidas. Com uma linguagem direta e aberta às dúvidas, todas as palestras trouxeram um rico conteúdo.
Entre as participantes estava a copeira Rose Lima. "Achei maravilhoso. Vou aproveitar tudo. Estou me sentindo muito valorizada com esse evento", disse ela. O mesmo sentimento foi compartilhado pela autodenominada "artivista" Renata Peron, assistente social, cantora e assistente parlamentar na Alesp. Ela desfilou seu talento para os presentes. "Esses eventos que misturam as pessoas são de suma importância. Eu gostaria que isso se replicasse o ano todo. Ocupar a Alesp para mostrar a diversidade, inclusive aqui de dentro, é sempre muito bom", apontou ela.
Almoço e sorteio
Durante o evento, também foram realizadas no reinaugurado Auditório Franco Montoro apresentações do Coral da Alesp, grupo formado por servidores e estagiários voluntários, e das musicistas Suelen Lima e Karina Muniz, professoras do Instituto Hatus, convidado mais uma vez para contribuir em evento institucional do parlamento paulista. Mais cedo, as funcionárias terceirizadas ganharam um almoço especial dedicado exclusivamente a elas. As atividades foram encerradas com um sorteio de brindes oferecidos pelas entidades parceiras e pela administração da Casa para as mulheres participantes.
Veja mais fotos do evento no Flickr da Alesp.
Notícias relacionadas
- Associação Nacional dos Policiais Penais celebra 1 ano de fundação em cerimônia na Alesp
- Segunda edição do 'Alesp é Delas' enaltece papel feminino na Casa com atividades para colaboradoras
- Veja a programação do evento que comemora o Mês da Mulher
- 40 anos da Abrajet-SP são celebrados em evento na Alesp
- Dia do Pescador celebra atividade essencial para a economia e sustentabilidade de São Paulo
- Em audiência na Alesp, coletivos pedem revogação de decreto e manutenção de oficinas culturais
- Mês das Mulheres: Alesp exalta empoderamento feminino com reflexão, música e dança
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações