Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes

Ex-agente se notabilizou por sua carreira na Polícia Civil, dedicada ao combate do crime organizado no Estado; corpo foi sepultado no Cemitério da Paz, no Morumbi
16/09/2025 17:21 | Luto | Matheus Batista - Fotos: Bruna Sampaio e Rodrigo Costa

Compartilhar:

Corpo de Ruy Ferraz Fontes é velado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades prestam últimas homenagens a delegado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352626.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ex-delegado deixa familiares e amigos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352627.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fontes esteve à frente da Polícia Civil por 4 anos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352628.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O corpo do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, 63, foi velado em cerimônia realizada nesta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Familiares, amigos e colegas de diferentes forças de Segurança paulistas prestaram suas últimas homenagens ao ex-policial, morto na última segunda-feira, 15, em Praia Grande.

Fontes estava aposentado da polícia e, desde 2023, atuava na Secretaria de Administração de Praia Grande. O ex-delegado foi vítima de um ataque criminoso que é investigado pela Polícia Civil.

Ruy Ferraz se notabilizou por sua carreira dedicada ao combate do crime organizado no estado. Na ativa, exerceu funções de grande relevância, entre elas a de diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap).

Atuou também no Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), no Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Em 2019, foi nomeado delegado-chefe da Polícia Civil pelo então governador João Doria - cargo que exerceu até 2022.

Despedida

Diferentes autoridades estiveram presentes no velório de Ruy Fontes e prestaram suas últimas homenagens ao ex-delegado. Secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite manifestou suas condolências aos familiares presentes e afirmou o empenho da Pasta na investigação do crime.

"É um momento de muita tristeza e muita emoção para todos. Era um profissional que por toda sua trajetória na Polícia Civil teve como marca registrada o combate ao crime organizado", disse. "Este agora é um momento de união institucional de todas as forças de segurança para que possamos dar uma resposta", afirmou Derrite.

O ex-governador João Doria, que nomeou Fontes para a chefia da Polícia Civil em 2019, também esteve no velório. "Ele talvez tenha sido o maior especialista no combate às facções criminosas, e fazia isso de maneira determinada. Ele era um estudioso da gestão policial e a executava bem. Lamento muitíssimo a perda da sua vida", disse Doria.

Parlamentares da Casa, delegados e investigadores de todo o estado também participaram do velório do ex-delegado. O deputado Delegado Olim (PP), que atuou ao lado de Ruy Fontes na Polícia Civil, reforçou as qualidades do ex-policial. "Trabalhamos por vários anos no Deic e era um parceiro, um irmão. Sempre foi muito correto e muito honesto. Combateu muito forte o crime organizado", disse.

"O trabalho dele dignificou a Polícia Civil, um trabalho de base e investigativo. Para nós policiais, essa morte é terrível e irreparável. Mas vemos pelo tanto de pessoas que estão nesse velório o quanto ele era uma pessoa querida", afirmou o deputado Reis (PT), também colega de classe de Fontes.

O corpo de Ruy Ferraz Fontes foi sepultado no Cemitério da Paz, no Morumbi. Ele deixa familiares e amigos. Confira a galeria de imagens da cerimônia.

alesp