Nota de pesar - Maguila

Maior boxeador peso-pesado do Brasil, José Adilson Rodrigues dos Santos morreu aos 66 anos, nesta quinta-feira (24), na Capital paulista
24/10/2024 19:18 | Luto | Da Redação - Fotos: Agência Alesp

Compartilhar:

Maguila morreu nesta quinta, aos 66 anos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg337084.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lamenta, com profundo pesar, o falecimento de José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, aos 66 anos, ocorrido na tarde desta quinta-feira (24), na Capital paulista. O velório será realizado no Hall Monumental da Alesp, no Palácio 9 de Julho, nesta sexta-feira (25) a partir das 8h da manhã.

Maior boxeador peso-pesado do Brasil, o sergipano que atuou por 17 anos como profissional - somando um cartel de 85 lutas e 77 vitórias, sendo 61 por nocaute - convivia há mais de uma década com uma doença degenerativa.

Campeão brasileiro, sul-americano, continental, das Américas e pela Federação Mundial de Boxe, Maguila foi um dos milhares de migrantes nordestinos que chegaram a São Paulo em busca de uma vida melhor. Trabalhou na construção civil e praticava boxe em seu tempo livre. Mesmo sem estrutura adequada, superou os obstáculos e escreveu o seu nome na "nobre arte" e na história do esporte.

Sua luta mais importante aconteceu em 15 de julho de 1989. Então segundo colocado no ranking do Conselho Mundial de Boxe, Maguila enfrentou o norte-americano e pentacampeão mundial Evander Holyfielfd. Apesar das expectativas, o brasileiro foi nocauteado no segundo round.

O boxeador encerrou sua carreira profissional no ano de 2000. Fora dos ringues, entre outras atividades, o ex-lutador criou o Instituto Adilson Maguila que, há mais de 15 anos, desenvolve atividades de inclusão ligadas ao boxe voltadas a crianças e adolescentes que vivem na periferia de São Paulo.

Nesse momento de luto, o Parlamento Paulista expressa todo o seu respeito e solidariedade aos familiares e amigos. Que encontrem conforto e força para atravessar essa perda irreparável.

Maguila na Alesp, em 1994: referência do esporte

alesp