Exposição na Alesp retrata presença das mulheres na Justiça brasileira
03/02/2026 17:03 | Igualdade de gênero | Louisa Harryman - Fotos: Patricia Domingos
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, a partir desta segunda-feira (2), a exposição "Mulheres e Justiça: o Brasil que elas mudaram". O projeto é uma iniciativa da Procuradoria Especial das Mulheres da Alesp e fica aberto ao público até o dia 27 de fevereiro, no Espaço Heróis de 32, andar térreo do Palácio 9 de Julho.
A mostra é composta por painéis informativos que exploram o pioneirismo paulista no enfrentamento à violência de gênero, com a criação da primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), bem como leis que contribuíram para igualdade de gênero. O objetivo é celebrar a coragem das mulheres na Justiça brasileira e conscientizar sobre a importância de políticas públicas de proteção e acolhimento.
Entre os exemplos concretos de transformação social, a exposição traz legislações estaduais e federais, como a Lei Maria da Penha (2006), leis de stalking (2021), normas para prevenir violência política de gênero, e a Lei de Igualdade Salarial (2023).
Canal de escuta
A Procuradoria Especial as Mulheres é um órgão da Alesp criado pela Resolução 880/12, com a finalidade de fiscalizar e promover políticas voltadas para igualdade de gênero e combate à violência contra mulheres em São Paulo.
O órgão é formado pela procuradora especial, a deputada Ana Perugini (PT), e pelas procuradoras adjuntas, as deputadas Dani Alonso (PL), Paula da Bancada Feminista (Psol) e Carla Morando (PSDB).
Em novembro do ano passado, a Procuradoria recebeu no Palácio 9 de Julho uma sala de acolhimento exclusiva, com papel de acolher e orientar as mulheres paulistas. A materialização do espaço físico facilita a atuação do órgão no recebimento e encaminhamento presencial de denúncias.
Serviço:
Exposição: "Mulheres e Justiça: o Brasil que elas mudaram"
Data: De 2 a 27 de fevereiro
Local: Espaço Heróis de 32, térreo do Palácio 9 de Julho
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Moema, São Paulo - SP
Entrada gratuita
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações