CPI solicita documentos para fiscalizar cumprimento da Política Estadual de Resíduos Sólidos

Colegiado pediu cópia do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos à Semil e cópia do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos e informações atualizadas ao Centro de Vigilância Sanitária do Estado
24/06/2026 15:35 | Descarte de Materiais Contaminantes | Daiana Rodrigues - Foto: Olívia Rueda

Compartilhar:

CPI de Descarte de Materiais Contaminantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2026/fg366462.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Delegado Olim presidiu a reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2026/fg366463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Descarte de Materiais Contaminantes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, em reunião nesta quarta-feira (24), dois requerimentos.

O primeiro foi a solicitação à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (Semil) para encaminhar a cópia do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos referente aos últimos cinco anos. Este documento serve para subsidiar o planejamento de políticas públicas e o controle de poluição. O pedido visa instruir os trabalhos do colegiado e fiscalizar o cumprimento da Política Estadual de Resíduos Sólidos. O Inventário deve ser apresentado, anualmente, ao Legislativo Paulista, até 31 de março, conforme previsão legal.

Durante a reunião, os parlamentares também solicitaram o encaminhamento de informações atualizadas ao Centro de Vigilância Sanitária do Estado (CVS), como a quantidade de estabelecimentos de saúde que operam sem o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) devidamente implementado, bem como o total de empresas e estabelecimentos que possuem o PGRSS regularmente implementado.

A CPI também pediu a relação nominal daqueles que possuem o Plano e informações acerca dos mecanismos de fiscalização, acompanhamento e controle adotados pelo órgão para verificar a implementação e o cumprimento das exigências relacionadas ao PGRSS.

Participaram da reunião os deputados Thiago Auricchio (PL), Delegado Olim (PP), Bruno Zambelli (PL), Carlão Pignatari (PSD) e Fábio Faria de Sá (Podemos).

Assista à reunião da Comissão na íntegra, em transmissão da TV Alesp:

Confira as imagens na galeria

alesp