Sistema de Gestão da Qualidade

Certificação ISO 9001:2008 - Suporte no Processo Legislativo ao Parlamentar

O Sistema de Gestão da Qualidade da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo surgiu em 1996, da necessidade de modernizar sua administração, assim proporcionando agilidade, eficácia e qualidade aos serviços, concedendo melhores condições para o cumprimento da sua missão de representar e defender os anseios da população paulista em toda a sua diversidade econômica, social, política e cultural, de forma independente e em harmonia com os Poderes Executivo e Judiciário.

Embora outras Assembleias Legislativas estaduais tenham hoje certificação ISO 9001, a Assembleia paulista foi a primeira a receber certificação de qualidade no Brasil: em 1997, obteve o certificado internacional ISO 9001:1994 pela Germanischer Lloyd Certification. Em 2006, o Poder Legislativo obteve, da Fundação Vanzolini, o certificado ISO 9001:2000, com o escopo restrito ao Suporte no Processo Legislativo. Em 2009 e 2012, houve novas recertificações, já na versão 2008 da norma. Mais recentemente, em 2015, a Assembleia foi novamente recertificada pela empresa Quality Service.

O Sistema de Gestão da Qualidade constitui um conjunto de atividades e tarefas executadas para garantir em seu escopo, de forma consistente, a qualidade dos serviços na Alesp através da melhoria de processos, aumento da produtividade e eliminação de improvisações, além da redução de custos, erros, retrabalhos e perdas, atendendo aos requisitos dos clientes e às regulamentações aplicáveis. Com essas medidas, busca-se alcançar a satisfação do cliente interno da organização: o parlamentar. Dessa forma, o Sistema de Gestão da Qualidade contribui indiretamente para a eficiência, transparência e lisura do processo legislativo, beneficiando a sociedade paulista como um todo.

O escopo do Sistema de Gestão da Qualidade da Alesp é o Suporte no Processo Legislativo ao Parlamentar, abrangendo os processos de Gestão do Suporte Técnico-Legislativo, Gestão de Infraestrutura, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica da Qualidade, Gestão de Suprimentos e Recursos Materiais, Gestão de Tecnologia da Informação e Gestão Orçamentária. A interação entre estes processos é definida na figura abaixo.


mapa do processo da qualidade

A Política da Qualidade do SGQ da Alesp possui as seguintes diretrizes:

  • Melhoria contínua da eficácia dos processos de Suporte ao Processo Legislativo;
  • Compromisso no atendimento aos requisitos aplicáveis;
  • Fornecer serviços de qualidade que atendam aos requisitos dos clientes buscando superar suas expectativas;
  • Garantir a transparência do Processo Legislativo, através do suporte técnico à sua tramitação.
  • Relacionamento de Parceria e Ética com os nossos clientes, servidores, contratados e outras partes interessadas.
  • Aumentar a capacitação profissional dos servidores para aprimoramento de suas atividades.

Clique aqui para visualizar o Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade emitido em 2015.