Comissão recebe secretário de Educação João Cury


20/06/2018 16:37 | Educação | Léo Martins - Fotos : Raphael Montanaro

Compartilhar:

João Cury Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225034.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225036.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adilson Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225037.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Educação e Cultura <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225038.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alencar Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Cuty Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Rita Passos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225041.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Servidores e representantes de entidades ligadas à educação estiveram no auditório Franco Montoro, na última terça-feira (19/6), para ouvir o secretário de estado da Educação, João Cury Neto.

João Cury assumiu a secretaria há pouco mais de dois meses, e destacou que tem percorrido por diversas cidades do interior para dialogar com a comunidade escolar. "Todos os pleitos que tenho ouvido são legítimos e justos, mas a questão é que não temos recursos para tudo", disse. "Governar é fazer escolhas, mirar as prioridades e ouvir a sociedade, para que se erre menos e se faça algo que seja impactante", apontou.

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) apontou para a superlotação de salas de aula, falou das condições dos professores da categoria "O" e levantou as dificuldades enfrentadas pelos professores readaptáveis. "O secretário assumiu agora e sinalizou que tem a intenção de resolver alguns desses problemas, mas por enquanto nada foi feito e os professores continuam trabalhando em condições precárias", disse. Giannazi apontou para o PLC 24/2015 que está em tramitação de urgência e diz que os docentes do magistério contratados terão direito a estabilidade provisória.

O vice-presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), José Roberto Guido, apontou para as questões salariais, o Plano Estadual da Educação e a aposentaria dos professores. "Há um conjunto de metas para alcançarmos nossos objetivos, se a secretaria entender que esse é o caminho, vamos conseguir resolver pelo menos 90% dos problemas da rede estadual", disse.

O deputado Alencar Santana Braga (PT) presidiu a reunião e a avaliou de forma positiva. "O secretário respondeu questões importantes e ele sabe que do jeito que a educação está não pode continuar", declarou. "A respeito dos professores da categoria O, ou seja, a contratação de professores temporários, que prejudica o andamento do trabalho em sala de aula, ele se comprometeu a apresentar propostas para refletir sobre esse tema", disse.

O secretário destacou um decreto já aprovado pelo governador Márcio França que reajusta o salário do funcionalismo público estadual - inspetores, professores, merendeiros e outros profissionais - e também ressaltou a contratação de 2.165 novos professores que haviam prestado concurso público. "São conquistas efetivas que já foram publicadas há cerca de dez dias", declarou João Cury.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Adilson Rossi (PSB); Davi Zaia (PPS); Gileno Gomes (PSL); Gustavo Petta (PCdoB); João Paulo Rillo (PSOL); José Américo, Marcos Martins e Marcia Lia (todos do PT); Rita Passos (PSD) e Welson Gasparini (PSDB).


alesp