Seminário sobre carreira docente marca Dia do Professor na Alesp

Evento integra Semana da Educação na Alesp e discutiu saúde mental dos docentes paulistas; feriado escolar pela data comemorativa é reconhecido pela Casa desde 1948
15/10/2025 17:43 | Semana da Educação | Da Redação - Fotos: Barbara Novaes

Compartilhar:

Encontro integrou Semana da Educação na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354861.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário abordou adoecimento mental<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354853.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bebel: somos autoridades em ser educadores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354854.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solange: saúde mental já supera queixas de voz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354855.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Codo: professor é o melhor trabalhador<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354856.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coreografia em homenagem aos professores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354857.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta (15), um seminário sobre a carreira docente marcou o Dia do Professor na Assembleia Legislativa de São Paulo. A data foi oficializada como feriado escolar há 77 anos por meio da Lei 174/1948, uma das mais antigas do país sobre a efeméride. O encontro integrou a Semana da Educação na Alesp, organizada pela deputada estadual Professora Bebel (PT), aberta com a instalação da Frente Parlamentar que vai monitorar a elaboração do Plano Estadual de Educação (PEE 2026-2036).

No segundo dia, as palestras abordaram situações que comprometem a qualidade da educação, com destaque para o adoecimento mental de docentes. Bebel criticou a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) por demissões de professores afastados por doença. Ela citou o caso de um docente que apresentou atestados por três dias, revertido por liminar da Justiça. "Estamos vendo, na verdade, uma tentativa de nos tornar meros executores de uma tarefa em que somos autoridades: ser educadores", disse a deputada.

De acordo com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado (Apeoesp), os problemas de saúde mental já afetam cerca de 60% dos docentes da rede estadual. A secretária de Assuntos Relativos à Saúde da entidade, Solange Penha, afirmou que esses casos agora superam as tradicionais queixas de voz. Ela também cobrou mais atendimento por especialistas no Hospital do Servidor, financiado por coparticipação dos servidores.

Trabalho perfeito

Ao analisar o trabalho como fonte simultânea de prazer e sofrimento, o doutor em psicologia social Wanderley Codo definiu o magistério como "trabalho perfeito", por envolver o ciclo de criação e transformação do mundo. Para o especialista, o sofrimento docente decorre de entraves políticos e administrativos que impedem o pleno exercício da profissão - entre eles, a precariedade das escolas, os baixos salários e a superlotação de salas de aula. "O professor é o melhor trabalhador que está na pior instituição", declarou.

Codo argumentou que a precarização da educação está ligada com a crise de identidade coletiva gerada pela ruptura das relações de trabalho no mundo. Esse cenário, segundo ele, favorece o avanço de movimentos autoritários, como fascismo. Na visão do palestrante, o educador deve assumir um papel de liderança social, promovendo o pensamento crítico e transformando a sala de aula em espaço de resistência democrática. "Os professores podem e devem exercer a luta pela manutenção da democracia", sublinhou.

Apresentação

Durante o seminário, estudantes do Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida fizeram uma apresentação cultural em homenagem ao Dia dos Professores. A exibição faz parte do projeto de Color Guard - modalidade artística que une coreografia e acessórios - realizado há mais de 40 anos na zona norte de São Paulo.

Assista ao evento na íntegra, em transmissão da Rede Alesp:

Veja mais fotos na galeria de imagens

alesp