Alunos da rede pública participam de seminário sobre o futuro da educação na Alesp 

Estudantes defenderam arte na escola, assistência estudantil e acesso democratizado à universidade; evento reuniu entidades como União Nacional dos Estudantes e União Paulista dos Estudantes Secundaristas
16/10/2025 16:19 | Semana da Educação | Da Redação - Fotos: Barbara Novaes

Compartilhar:

Estudantes opinaram sobre futuro da educação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354882.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bebel: ouvir quem constrói a educação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354883.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gutemberg: 10% do PIB e taxação do mais ricos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354907.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Yasmim: cursinhos populares para a democratização <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354884.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Batuquedum fez apresentação de samba-reggae<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354908.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após discutir a saúde mental dos professores, a Semana da Educação, promovida pela deputada Professora Bebel (PT) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizou, nesta quinta-feira (16), um seminário com alunos da rede pública para debater o futuro da educação paulista. Eles defenderam, entre outras medidas, a integração de cultura e arte ao ensino, a democratização do acesso ao ensino superior paulista e a garantia de assistência estudantil para manter o estudante na escola.

"Não há outra forma de mostrar como pode ser o futuro da educação se não dermos espaço nem voz para quem, de fato, constrói a educação", frisou Professora Bebel na abertura do seminário, que reuniu entidades do movimento estudantil, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes) e a União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE).

O vice-presidente da UNE, Gutemberg Rodrigues, ressaltou que o novo Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Congresso Nacional, precisa retomar metas descumpridas no plano anterior, como a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação. Segundo ele, a ampliação do financiamento educacional deve considerar a justiça tributária, com a taxação dos mais ricos "para que a gente consiga ter investimento do tamanho que é a educação deste país". Gutemberg também destacou a atuação do movimento estudantil por mais recursos direcionados à assistência estudantil.

Já a vice-presidente da Upes, Yasmim Farias, defendeu a criação de cursinhos populares para apoiar os estudantes da periferia que almejam uma vaga na universidade. Ela criticou o sucateamento das escolas públicas, a falta de infraestrutura básica - como merenda e papel higiênico - e a substituição de aulas presenciais por plataformas digitais que "não deixam os professores incentivarem o pensamento crítico dos estudantes". Yasmim alertou para a necessidade de políticas públicas voltadas à juventude da classe trabalhadora, muitas vezes obrigada a dividir o tempo entre os estudos e o trabalho.

Atrações musicais

O seminário com os estudantes foi encerrado ao som do cantor Juninho Ritz. Antes, houve apresentação de samba-reggae com o Batuquedum, projeto sociocultural que oferece oficinas de percussão para crianças da zona sul de São Paulo.

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão da Rede Alesp:

Veja mais fotos na galeria de imagens

alesp