Economista é indicado para prêmio Santo Dias


27/11/2018 10:47 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia e João Pedro Stédile<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227981.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia indicou o economista João Pedro Stédile ao 22º Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, oferecido pela Alesp. A indicação é um reconhecimento à sua luta em defesa da terra, da reforma agrária e da agricultura familiar nos últimos 40 anos.

"Stédile é uma referência nessa luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no Brasil, e nada mais justo do que receber essa indicação a um prêmio que reconhece as ações de ativistas brasileiros em temas afetos aos direitos humanos", disse a deputada.

O comandante João Pedro Stédile é militante petista, ativista, escritor e um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), do qual é dirigente nacional.

Gaúcho, filho de uma confeiteira e de um caminhoneiro, João Pedro Stédile foi seminarista para poder estudar " graduou-se em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), se pós-graduou pela Universidade Nacional Autônoma do México e escreveu livros sobre a questão agrária, a luta de classes e socialismo, dentre os quais estão "Brava Gente " a trajetória do MST e a luta pela terra no Brasil", "Classes Sociais em Mudança e a Luta pelo Socialismo" e "A Questão Agrária no Brasil " Debate Tradicional, O Debate na Esquerda e Programas de Reforma Agrária".


alesp