Enfermeiros do Estado deverão ter a jornada reduzida


13/12/2018 21:19 | Projeto aprovado | Da Redação

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: Freepik)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228783.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa aprovou, na quarta-feira (12/12), proposta que reduz a carga horária dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do estado para 30 horas semanais.

"Essa jornada já foi implementada em diversas localidades onde houve uma drástica redução tanto de faltas, quanto de atestados médicos - reflexo da melhora da qualidade de vida do trabalhador", disse a autora do projeto, deputada Analice Fernandes (PSDB).

A medida é válida tanto para o setor público e privado, como também para o filantrópico. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a enfermagem é a maior força de trabalho do setor de saúde, com 50% do quadro de 3,5 milhões de trabalhadores da área.

"Os riscos que corre um profissional da enfermagem são inúmeros e envolvem grande complexidade do processo de trabalho em decorrência da assistência direta e indireta aos pacientes", declarou a deputada.

O Projeto de Lei 347/2018 foi aprovado em Plenário e precisa ser sancionado pelo governador Márcio França para se tornar lei estadual.

alesp