Busca de órgãos para transplantes pode ser otimizada no Vale do Paraíba


20/02/2019 14:03 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dr. Itamar

Compartilhar:

Dr. Itamar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230371.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Vale do Paraíba poderá contar com uma Organização de Procura de Órgãos (OPO), destinada a orientar e agilizar os procedimentos relacionados a captação de órgãos e realização de transplantes.

A instalação da OPO está prevista na Indicação 26/2019, apresentado nesta semana à Alesp pelo deputado Dr. Itamar. A proposta tem o apoio do governo estadual e deverá ser executada pela Secretaria Estadual de Saúde.

Atualmente, há dez OPOs em atuação no estado, mas a rede hospitalar e os médicos do Vale do Paraíba ainda dependem da organização sediada em Campinas, junto ao Hospital da Unicamp.

Cada grupo é formado por profissionais de saúde que trabalham nos hospitais com maior potencial para captação de órgãos para transplante e que fazem o acolhimento das famílias de possíveis doadores e agilizam a comunicação com centros de transplantes aptos a receberem os órgãos disponíveis.

A OPO do Vale do Paraíba poderá ser instalada no Hospital Municipal de São José dos Campos que é o terceiro do país entre os que mais coletaram órgãos para transplantes. É o principal hospital de traumas da região, atendendo acidentados nas cidades e rodovias, além de pacientes com doenças graves.


alesp