Segurança das barragens do estado é debatida em audiência pública


26/02/2019 21:02 | Audiência Pública | Laysla Jacob - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa da audiência	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230560.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi e Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230561.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ubiratã de Souza Dias e Combismar de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230562.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230563.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230564.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230565.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A situação das barragens do estado tornou-se tema de uma audiência pública na segunda-feira (25/2), na Alesp. A reunião convocada pela deputada Beth Sahão (PT) foi realizada no auditório Paulo Kobayashi e reuniu parlamentares e convidados, com o objetivo de debater formas de fiscalizar as barragens e garantir segurança à população paulista.

O dirigente do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) Ubiratã de Souza Dias destacou o motivo pelo qual o assunto merece atenção. "Não temos conseguido ter planos de emergência, nem fiscalizar essas barragens de modo satisfatório. O nosso objetivo principal é chamar a atenção para essa temática de uma maneira séria, para que assim nunca mais ocorra uma tragédia dessas em nosso país" - referindo-se aos acontecimentos em Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais.

Beth Sahão exemplificou como o Poder Público pode atuar na questão. "O estado precisa ter um mecanismo para fazer auditorias e fiscalizações nessas barragens. Nós temos uma agência reguladora e secretarias pertinentes, e essas precisam fazer um trabalho conjunto. Não podemos deixar que a ganância dos setores privados seja maior que a segurança da população", afirmou.

A mesa do evento contou com a presença do deputado Carlos Giannazi (PSOL), de líderes de movimentos sociais e de Guilherme Del Nero, representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea/SP). A audiência teve o apoio das lideranças do PT, do PCdoB e do PSOL.


alesp