Aprovados em concursos do sistema penitenciário reivindicam convocação


14/03/2019 15:55 | Audiência Pública | Da redação - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg231103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cléber Arroio, Cláudia Silva, Carlos Rafael e Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg231104.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi e Rodrigues<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg231105.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg231106.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Rafael, Carlos Giannazi e Rodrigues<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg231107.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cleber Arroio, Cláudia Silva, Carlos Rafael, Carlos Giannazi, Rodrigues, Sargento Neri, Adriana Borgo e Gilson Pimentel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg231108.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma audiência pública realizada na terça-feira (12/3), no plenário José Bonifácio da Alesp, reuniu aprovadas no concurso para o cargo de agente de segurança penitenciária feminino, realizado em 2013, que pleiteiam sua convocação.

O deputado Carlos Giannazi, líder do PSOL, foi o responsável pelo evento. "A validade do concurso, que foi prorrogado, termina em duas semanas - no dia 28/3. Pedimos a convocação dos aprovados em todos os certames da Secretaria da Administração Penitenciária. Se o estado realiza um concurso com dotação orçamentária, autorização da Alesp e aprovação do Tribunal de Contas, os aprovados têm de ser chamados", disse.

Dentre as questões levantadas pelos presentes estiveram o déficit de funcinoários e o cumprimento de data base salarial. "O déficit do sistema penitenciário é muito grande, passa de 3,7 mil servidores", afirmou Cláudia Silva, uma das 315 aprovadas remanescentes.

Segundo Fábio Jabá, presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional (Sifuspesp), "a data-base da categoria foi em 1º/3, e o governo não se pronunciou sobre o reajuste".

Durante o debate, foi proposta a realização de duas audiências com os secretários de Administração Penitenciária e de Segurança Pública, para abordar também a questão de aprovados remanescentes.

Com colaboração da assessoria do deputado Carlos Giannazi


alesp